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2000GT

2000GT (Japão, 1967)

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Características Gerais

O Toyota 2000 GT é um carro desportivo que a marca japonesa apresentou em 1965. A Toyota produziu este modelo de 1967 até 1970 em números bastante limitados. Atualmente é considerado o primeiro carro de coleccionador japonês e também o primeiro "supercarro" proveniente do Japão.

 



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História e Desenvolvimento

O Toyota 2000 GT foi lançado em 1965 no Salão Automóvel de Tóquio. Este modelo japonês veio comprovar que as empresas automóveis do Japão também podiam competir com os fabricantes europeus de carros desportivos.

Quando a produção do 2000 GT foi cancelada apenas 337 unidades tinham sido produzidas.

 



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Motor e Transmissão

O Toyota 2000 GT foi oferecido com um motor standard frontal montado longitudinalmente de 2,0 litros, com a exceção de 9 modelos especiais que foram equipados com um motor de 2,3 litros. O carro debitava 150 cv e alcançava uma velocidade máxima de 217 km/h.

O 2000 GT de tração traseira também vinha equipado com uma transmissão manual de 5 velocidades.


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Chassis

Estrutura de aço com corpo semi-unidade soldado.

  Plataforma     Suspensão     Direção Pinhão e cremalheira.   Travões Travões de disco assistidos nas quatro rodas com auxiliar de vácuo.

 



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Carroçaria e Design

O coupé de duas portas foi, na realidade, construído pela Yamaha Motor Company, uma vez que a empresa trabalhou para várias fabricantes de automóveis, como a Toyota, para além de ter o seu próprio negócio. O designer automóvel germano-americano Albrecht Goertz, que estava a trabalhar na Yamaha nessa altura, é apontado como o principal responsável pelo projeto original do carro. No entanto, quando a Yamaha ofereceu à Toyota o design do protótipo, Satoru Nozaki, designer da Toyota, também contribuiu para o esboço.

As linhas do 2000 GT são consideravelmente reminescentes do Jaguar E-Type, que se acredita ter servido de inspiração a Goerz. A carroçaria elegante e suave feita em alumínio é completada com faróis pop-up muito característicos.



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Automobilismo

Em 1966 a Toyota competiu com o 2000 GT no Grande Prémio do Japão, prova em que conseguiu arrecadar um terceiro lugar. Ainda pouco satisfeita, a Toyota iria vencer também a prova 24 Horas Japanese Fugi em 1967 com o 2000 GT.

O mesmo modelo da Toyota iria estabelecer ainda alguns recordes mundiais de velocidade e resistência na prova de 72 horas da FIA.   Alguns carros 2000 GT entraram nas provas de corrida de carros de produção SCCA, a fim de competir na categoria CP.


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O Toyota 2000 GT é um carro desportivo que a marca japonesa apresentou em 1965. A Toyota produziu este modelo de 1967 até 1970 em números bastante limitados. Atualmente é considerado o primeiro carro de coleccionador japonês e também o primeiro "supercarro" proveniente do Japão.     mais

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kamimak
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01.05.13
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