Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Na semana passada, a BMWBMWAlemanha, 1918 > presente87 modelos
8471 fotografias
43 vídeos
organizou uma série de corridas durante o Oldtimer Grand Prix de Nürburgring para comemorar os 40 anos dos carros M. Os carros competiram em provas de duas horas e meia só com BMWs no sábado e no domingo. O evento trouxe 60.000 espectadores ao circuito.
Além das corridas, a BMW criou uma área de exposições com 1.000 m² para os seus carros. Também organizou voltas de demonstração dos seus carros clássicos que não estavam presentes nas corridas. Os carros percorriam a gama de modelos de corrida M desde 1972, incluindo o M1BMW M1Alemanha, 1978 > 19781 Versão
23 fotografias
1 video
. Outros carros que participaram nas corridas foram o 320 Grupo 5BMW 320 turbo group 5Alemanha, 1977 > presente1 photo
, o M3 Grupo ABMW M3Alemanha, 1985 > 19922 fotografias
de 1987 e um BMW 320i STWBMW 320is CoupéAlemanha, 1992 > 19991 photo
de 1975. Entre os pilotos estavam Dieter Quester, o príncipe Leopold da Baviera, Marc Surer e Marc Hessel e o Diretor de Design do Grupo BMW Adrian van Hooydonk.
"Tenho certeza que seremos capazes de acenar para uma pista cheia de carros maravilhosos dos últimos 40 anos", disse Norbert Knerr, Diretor da Classic Motorsport da BMW Classic antes do evento.
O BMW M3 original entrou em produção em 1986, mas só se estreou em competição em 1987 numa corrida do Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC). Desde então, ao longo de quatro gerações, o M3 tem contabilizado vitórias em todo o mundo. Em 2012, o M3 entrou num novo capítulo ao competir no DTM pela primeira vez em 20 anos.
A versão de estrada do M3 E30 estava equipada com um motor 2.3L de 200cv que tinha o mesmo bloco de cilindros do Fórmula 1 da BMW do início da década. A BMW deu ao motor 2,3 litros e utilizou o sistema de válvulas do BMW M6. A versão de corridar tinha uma potência superior de 300cv às 8200rpm. Foram as equipas Schnitzer, Linder, Zackspeed e Bigazzi o que correram com este M3.
Em 1992, a BMW apresentou o novo chassis E36 M3 com um novo motor 3.0L de seis cilindros em linha com 325cv. O carro não era tão competitivo como a versão anterior e deixou de competir no DTM e passou a correr no Troféu ADAC GT. O carro ganhou o campeonato, mas as mudanças de regras fizeram com que não pudesse voltar a competir depois disso.
A BMW não voltou a ter um M3 de fábrica até 2001, quando competiu com o M3 GTR com um V8 4.0L de 450cv. Correu na ALMS e venceu sete das dez corridas da temporada e ganhou o campeonato. Venceu as 24 Horas de Nürburgring e a sua classe nas 24 Horas de Spa. Em 2002 correu na ALMS e em Le Mans, mas mudanças nas regras da ALMS fizeram com que o M3 GTR não competisse em 2003.
O E92 M3 GT2 começou a competir em 2009 na ALMS. Teve dificuldades em 2009, mas ganhou as 24 Horas de Nürburgring em 2010. O carro tornou-se realmente competitivo em 2011 ao ficar em primeiro e em segundo lugar nas 12 Horas de Sebring e ao ganha a classe GT2 no Campeonato ALMS. Depois de uma volta incrível final, o M3 GT2 também ganhou as 12 Horas de Sebring em 2012.
Em 2012, a BMW voltou para os German Touring Car Masters (DTM) pela primeira vez em 20 anos. Três equipas estão a competir com o novo BMW M3 DTM .
EnciclopédiaBMW |