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Os serviços de partilha de automóveis DaimlerDaimlerAlemanha, 1889 > presente12 modelos
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Car2Go e BMWBMWAlemanha, 1918 > presente87 modelos
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DriveNow deverão, segundo as previsões das respetivas marcas, crescer cada uma para um negócio no valor de mil milhões de euros até 2020.
A Mercedes lançou o Car2Go em 2008 como um serviço de partilha de automóveis para o smart fortwosmart Fortwo Gen.2Alemanha, 2007 > 2013102 versões
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. Atualmente está em funcionamento em 21 cidades da Europa, Canadá e Estados Unidos e em breve estará disponível em mais três cidades nos EUA. No total, o serviço tem uma frota de 10.000 carros e 500 mil utilizadores.
O serviço DriveNow da BMW foi fundado há dois anos e está atualmente em funcionamento em Dusseldorf, Berlim, Munique, Colónia e São Francisco, na Califórnia. Este ano é esperado que a empresa gere lucro pela primeira vez. A DriveNow é co-propriedade da empresa de aluguer de automóveis europeia Sixt e tem 1600 carros disponíveis em cinco cidades. Até 2020 a empresa prevê ter um milhão de utilizadores e afirma que em junho de 2013 o número já ascendia aos 125 mil.
"Estamos a testemunhar um ponto de viragem no mercado da partilha de automóveis. Está a tornar-se comum", referiu Tony Douglas, Diretor dos serviços de mobilidade da BMW.
Os analistas da Frost & Sullivan estimam que a partilha de carros vá crescer dos atuais 2,3 milhões de utilizadores em todo o mundo para 26 milhões em 2020. Estima-se que 15 milhões de utilizadores estarão na Europa.
O ponto-chave para este mercado é que os utilizadores precisam de ser capazes de encontrar um veículo rapidamente e, além disso, tem de estar próximo.
"É como uma paragem de autocarro. Se existir uma paragem a menos de 400 metros de casa, as pessoas vão utilizar o autocarro. O mesmo acontece com a partilha de carro. Se encontrarem um carro a 500 metros de distância vão utilizá-lo", referiu Douglas.
O risco do mercado de partilha de automóvel é a escolha das cidades certas. Em cidades com taxas de congestionamento, como Londres, os serviços de partilha de carro estão a sair-se muito bem. O mais importante é escolher grandes cidades com grandes populações urbanas. Muitas cidades nos EUA com populações suburbanas significativas não se adequam a estes serviços de partilha de automóveis.
A BMW e a Daimler têm vindo a utilizar os serviços como uma forma de permitir aos utilizadores a oportunidade de conduzir carros que não estão convencionalmente disponíveis. A BMW tem vindo a oferecer o ActiveEBMW ActiveE ConceptAlemanha, 2009 > presente3 fotografias
, baseado no Série 1BMW 1 SeriesAlemanha, 2004 > presente191 versões
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, e a Car2Go teve disponível o smart fortwo Electric Drivesmart Fortwo Electric DriveAlemanha, 2012 > presente10 fotografias
antes sequer de ter sido posto à venda. Isto permite que potenciais compradores tenham a oportunidade de conduzir estes carros em condições reais e funciona como marketing viral para que as pessoas os vejam na estrada.
O próximo passo para ambos os serviços é melhorar a funcionalidade smartphone. Ambos os serviços estão a desenvolver maneiras dos utilizadores encontrarem e reservarem os carros mais rapidamente. A Daimler também está a desenvolver aplicações para Berlim e Estugarda com direções porta-a-porta que vai levar os utilizadores de casa até ao carro e depois até ao seu destino, mesmo que haja no meio momentos de movimentação a pé ou através dos transportes públicos. A BMW está a desenvolver aplicações para encontrar e notificar de locais de estacionamento disponíveis.
A FordFordReino Unido, 1909 > presente33 modelos
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e a VolkswagenVolkswagenAlemanha, 1938 > presente98 modelos
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também têm vindo a ponderar a abertura dos seus próprios serviços de partilha de carros.
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