Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

notícias

BMW e Daimler acreditam que Car Sharing será lucrativo

Marcas alemãs estimam negócio de mil milhões para cada uma graças ao Car Sharing até 2020

 
 
Slideshow
Car2Go tem-se mostrado muito popular na Europa

Os serviços de partilha de automóveis DaimlerDaimlerDaimlerAlemanha, 1889 > presente12 modelos
77 fotografias
1 video
Car2Go e BMWBMWBMWAlemanha, 1918 > presente87 modelos
8471 fotografias
43 vídeos
DriveNow deverão, segundo as previsões das respetivas marcas, crescer cada uma para um negócio no valor de mil milhões de euros até 2020.

A Mercedes lançou o Car2Go em 2008 como um serviço de partilha de automóveis para o smart fortwoFortwo Gen.2smart Fortwo Gen.2Alemanha, 2007 > 2013102 versões
83 fotografias
. Atualmente está em funcionamento em 21 cidades da Europa, Canadá e Estados Unidos e em breve estará disponível em mais três cidades nos EUA. No total, o serviço tem uma frota de 10.000 carros e 500 mil utilizadores.

O serviço DriveNow da BMW foi fundado há dois anos e está atualmente em funcionamento em Dusseldorf, Berlim, Munique, Colónia e São Francisco, na Califórnia. Este ano é esperado que a empresa gere lucro pela primeira vez. A DriveNow é co-propriedade da empresa de aluguer de automóveis europeia Sixt e tem 1600 carros disponíveis em cinco cidades. Até 2020 a empresa prevê ter um milhão de utilizadores e afirma que em junho de 2013 o número já ascendia aos 125 mil.

"Estamos a testemunhar um ponto de viragem no mercado da partilha de automóveis. Está a tornar-se comum", referiu Tony Douglas, Diretor dos serviços de mobilidade da BMW.

Os analistas da Frost & Sullivan estimam que a partilha de carros vá crescer dos atuais 2,3 milhões de utilizadores em todo o mundo para 26 milhões em 2020. Estima-se que 15 milhões de utilizadores estarão na Europa.

O ponto-chave para este mercado é que os utilizadores precisam de ser capazes de encontrar um veículo rapidamente e, além disso, tem de estar próximo.

"É como uma paragem de autocarro. Se existir uma paragem a menos de 400 metros de casa, as pessoas vão utilizar o autocarro. O mesmo acontece com a partilha de carro. Se encontrarem um carro a 500 metros de distância vão utilizá-lo", referiu Douglas.

O risco do mercado de partilha de automóvel é a escolha das cidades certas. Em cidades com taxas de congestionamento, como Londres, os serviços de partilha de carro estão a sair-se muito bem. O mais importante é escolher grandes cidades com grandes populações urbanas. Muitas cidades nos EUA com populações suburbanas significativas não se adequam a estes serviços de partilha de automóveis.

A BMW e a Daimler têm vindo a utilizar os serviços como uma forma de permitir aos utilizadores a oportunidade de conduzir carros que não estão convencionalmente disponíveis. A BMW tem vindo a oferecer o ActiveEActiveE ConceptBMW ActiveE ConceptAlemanha, 2009 > presente3 fotografias
, baseado no Série 11 SeriesBMW 1 SeriesAlemanha, 2004 > presente191 versões
405 fotografias
4 vídeos
, e a Car2Go teve disponível o smart fortwo Electric DriveFortwo Electric Drivesmart Fortwo Electric DriveAlemanha, 2012 > presente10 fotografias
antes sequer de ter sido posto à venda. Isto permite que potenciais compradores tenham a oportunidade de conduzir estes carros em condições reais e funciona como marketing viral para que as pessoas os vejam na estrada.

O próximo passo para ambos os serviços é melhorar a funcionalidade smartphone. Ambos os serviços estão a desenvolver maneiras dos utilizadores encontrarem e reservarem os carros mais rapidamente. A Daimler também está a desenvolver aplicações para Berlim e Estugarda com direções porta-a-porta que vai levar os utilizadores de casa até ao carro e depois até ao seu destino, mesmo que haja no meio momentos de movimentação a pé ou através dos transportes públicos. A BMW está a desenvolver aplicações para encontrar e notificar de locais de estacionamento disponíveis.

A FordFordFordReino Unido, 1909 > presente33 modelos
3718 fotografias
5 vídeos
e a VolkswagenVolkswagenVolkswagenAlemanha, 1938 > presente98 modelos
9654 fotografias
31 vídeos
também têm vindo a ponderar a abertura dos seus próprios serviços de partilha de carros.

Enciclopédia
BMWBMW

0 comentários

Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Cultura AutomóvelTop 10 Destaques do anoTop 10ReviewsSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria
fechar