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A 1 de maio de 1972, a BMWBMWAlemanha, 1918 > presente87 modelos
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fundou a Motorsport GmbH, marca que viria a ser abreviada apenas para M. Com a abertura da BMW Motorsport GmbH, a marca alemã criava uma nova era para si mesma. A M foi criada parcialmente para competir com as empresas de tuning que estavam a preparar versões de competição do BMW 1800 TiBMW 1800 TIAlemanha, 1964 > presente, do 2000 TiBMW 2000 ti CoupéAlemanha, 1968 > presente e do 2002 TiiBMW 2002 TiiAlemanha, 1968 > presente5 fotografias
. A empresa começou a trabalhar com apenas 35 funcionários.
"Uma empresa é como um ser humano, enquanto se dedica aos desportos, está em forma, bem treinada, cheia de entusiasmo e desempenho", disse Robert A. Lutz, Conselheiro da BMW em 1972, durante a abertura da BMW Motorsport GmbH.
O primeiro diretor da M, Jochen Neerpasch, contratou imediatamente uma série de jovens pilotos talentosos, incluindo Hans-Joachim Stuck e Dieter Quester. A empresa foi instalada nas imediações da sede da BMW numa área que incluía uma oficina de 8.000 m² para produção de motores, fabrico de ferramentes e um dinamómetro de motores.
O primeiro M
O primeiro veículo a sair da oficina foi um 2002 de ráli de 240cv com 940 kg, mas o primeiro carro totalmente desenvolvido pela M foi o 3.0 CSLBMW 3.0 CSLAlemanha, 1971 > 19751 photo
ao qual foram acrescentadas portas de alumínio, uma capota e uma caixa de cinco velocidades de magnésio. A versão de corrida do 3.0 CSL pesava 2.408 kg e era alimentada por um motor 3.34l de seis cilindros em linha com 360cv. Foi o último carro de corrida da BMW com duas válvulas por cilindro.
A partir de 1973, os jovens pilotos da BMW começaram a correr no CSL 3.0, com os carros a receberem a agora icónica pintura da M GmbH branca com riscas em azul, violeta e vermelho. Hans-Joachim Stuck e Chris Amon ganharam a primeira corrida de automóveis da temporada em Nürburgring e a equipa também venceu a categoria nas 24 Horas de Le Mans. O 3.0 CSL acabou por vencer também o Campeonato Europeu entre 1973 e 1979. Em 1976, o carro passou a estar equipado com um motor bi-turbo de quatro válvulas com 750cv e travões anti-bloqueio.
Ao mesmo tempo em que era bem sucedida nos carros de turismo, a BMW M foi desenvolvendo motores vencedores para a Fórmula 2. A marca fornecia motores de 2.0l de quatro válvulas com cerca de 300cv para a equipa March e venceu o campeonato de Fórmula 2 em 1973, 1974, 1978, 1979 e 1982.
A M começou a modificar os seus próprios carros de produção no final dos anos 70. Criou versões modificadas do 530BMW 530Alemanha, 1977 > presente1 photo
, do 533i e do 535iBMW M535iAlemanha, 1980 > presente1 photo
com mais potência, travões melhores e uma suspensão com melhor desempenho. De 1974 a 1980, a M vendeu 895 deles especialmente, versões modificadas do Série 5.
M1 e sucessores
Foi em 1978 que a M ficou conhecida por toda a gente com o lançamento do seu primeiro carro de produção regular: o M1BMW M1Alemanha, 1978 > 19781 Versão
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. Originalmente, era para ter sido a Lamborghini a trabalhar na configuração do chassis e da suspensão, enquanto que a M ficaria responsável pelo motor, mas a marca italiana enfrentou na altura problemas financeiros e as coisas acabaram por não dar certo. Em vez disso, a Italdesign do designer Giogio Giugiaro desenvolveu a carroçaria e enviou-a para Estugarda para que a Baur instalasse as peças mecânicas.
O carro estava equipado com um motor em linha de seis cilindros com 277cv e custava na altura 100.000 marcos alemães. O modelo atingia uma velocidade máxima de 265 km/h e logo no primeiro ano a BMW recebeu 430 encomendas, mas só foi capaz de completar 130 unidades. O motor do M1 acabou por ser reutilizado no M5BMW M5Alemanha, 1985 > 19882 fotografias
e no M635CSIBMW M635 CSiAlemanha, 1984 > 19891 photo
.
Em conjunto com Bernie Ecclestone e Max Mosley, Neerpasch tentou criar o campeonato M1 Procar. A versão de corrida tinha uma potência de 470cv e chegava aos 300km/h.
Neerpasch abandonou a M em 1980 e foi sucedido por Dieter Stappert. Nesse mesmo ano a BMW começou a desenvolver o seu motor de Fórmula 1, um 1.5l, de quatro cilindros turbo com 800cv, que começou a correr em 1982 com a Brabham BT54 BMWReino Unido, 1985 > presente1 photo
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a equipa Brabham, tendo vencido a primeira corrida no Grande Prémio do Brasil em 1983. A BMW continuou a desenvolver o motor até 1987.
"Devia ter cerca de 1.400cv, mas não sabemos o número exato uma vez que o dinamómetro do motor não ia além dos 1280cv", refere o criador do motor Paulo Rosche.
Em 1986, a M desenvolveu o BMW Série 3 transformando-o no carro de turismo de maior sucesso: o M3BMW M3Alemanha, 1985 > 19922 fotografias
. O carro foi desenvolvido especificamente para a competição do Grupo A e venceu o World Touring Car Championship em 1987 e por duas vezes o DTM.
O M5 teve direito a uma nova versão em 1988 e a segunda geração do M3BMW M3Alemanha, 1992 > 19992 fotografias
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chegou em 1992. O M3 E36 venceu o Campeonato de GT ADAC em 1993 e o Campeonato IMSA em 1996.
A McLarenMcLaren F1Reino Unido, 1992 > 19986 versões
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usou um motor M de 6.0L V12 desenvolvido para Fórmula 1 com 618cv e, em 1999, alcançou a vitória nas 24 Horas de Le Mans.
A partir dos anos 90
Ao longo dos anos 90, a M desenvolveu versões do Z3BMW Z3 MAlemanha, 1997 > 20003 fotografias
, do V8 M5BMW M5Alemanha, 1998 > 20032 fotografias
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e um novo M3BMW M3Alemanha, 2000 > presente4 fotografias
que foi lançado em 2000. O M3 GTRBMW M3 GTRAlemanha, 2001 > presente1 photo
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de motor V8 venceu a classe GT na American Le Mans Series em 2002 e ganhou as 24 Horas de Nürburgring em 2004 e 2005. A M também trouxe de volta o nome CSL na M3BMW M3 CSLAlemanha, 2004 > 20044 fotografias
com um carro mais leve com peças de plástico reforçadas com fibra de carbono, janelas com vidro mais fino e um motor de 360cv. A produção foi limitada a 1.383 carros.
40 anos depois, a M produz agora uma série de motores turbo para os seus carros e cria também os primeiros motores a diesel da sua história para o M550dBMW M550d xDrive SedanAlemanha, 2012 > presente2 fotografias
, o X5 M50dBMW X5 M50dAlemanha, 2012 > presente5 fotografias
e o X6 M50d.
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