A Citroën vai regressar ao WRC em 2017 e vai mostrar o design do novo C3 WRC 2017 no Salão Automóvel de Paris.
Depois de um ano sabático em que a marca esteve focada na concepção e desenvolvimento do carro para 2017, a Citroën vai regressar ao Campeonato do Mundo de Rally com um novo conjunto de regras que permitem uma aerodinâmica mais agressiva e motores mais potentes.
O novo C3 WRC para a temporada de 2017 tem um design mais curvilíneo e muscular do que o seu antecessor
DS3 WRC. Em termos de dimensões houve um crescimento de 55mm em comprimento para 4150mm e para 1875mm de largura. Os arcos de roda maiores são responsáveis pela maior parte desse crescimento. Porque as restrições de aerodinâmica são menores para 2017 a Citroën foi capaz de adicionar uma frente mais proeminente e um spoiler dianteiro maior. Com uma dimensão maior, a asa traseira fixa foi colocada o mais para trás possível de forma a colmatar a downforce adicional na frente e maximizar o efeito aerodinâmico.
O C3 WRC será alimentado por um motor 1.6-litros de quatro cilindros turbo com 380cv, o que o torna 80cv mais potente do que o anterior carro WRC da Citroën. O aumento de potência é principalmente responsabilidade do restritor maior de 36mm em conformidade com os novos regulamentos de motores do campeonato. A Citroën ainda conseguiu reduzir o peso relativamente ao DS3 WRC, 25 kg a menos do que o carro de 2015, com um total de 1175 kg.
Até ao final do ano a marca francesa vai estar a desenvolver o C3 WRC pelo que várias mudanças poderão ainda acontecer. O protótipo a ser apresentado em Paris será o ponto de partida do novo carro que vai fazer a sua estreia em 2017, no Rally de Monte Carlo. O novo C3 WRC terá que competir com os novos carros da
Volkswagen,
Hyundai, M-Sport e
Toyota.
A Citroën ainda é uma das marcas de maior sucesso na história do WRC, com um total de 94 vitórias em rális e oito títulos de construtores, apenas atrás da Lancia. A maioria das suas vitórias aconteceram a partir de 2004 quando a equipa dominou o desporto com uma grande ajuda de Sebastian Loeb.
O britânico Kris Meeke está a ajudar a Citroën a desenvolver o novo C3 WRC e será o piloto principal da equipa na temporada de 2017 ao lado do co-piloto Paul Nagle.
EnciclopédiaCitroënC3C3 Gen.3C3 WRC Concept | Motor Linha 4 Cilindrada 98 cu in Velocidade Máxima -- Transmissão -- Potência máxima 380 cv Carroçaria Hatchback Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |