Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Quantos de nós já não se viram em pleno trânsito sem saber muito bem o que fazer quando se aproxima um veículo de emergência. Sim, claro que toda a gente sabe que tem que dar um jeito para que o veículo possa chegar o mais rapidamente possível ao seu destino, mas nem sempre é fácil saber qual é o melhor movimento.
Muitas pessoas acabam por entrar em pânico e para além de poderem estar a atrasar ainda mais o veículo de emergência acabam por vezes por colocar em risco a sua própria segurança e a daqueles que as rodeiam.
Foi por isso que o Autoviva decidiu esta semana reunir algumas dicas que te ajudam a reagir de forma mais eficaz a estas situações de emergência.
Esperamos que te sejam úteis.
Quando menos esperamos podemos ter um veículo de emergência a vir na nossa direção por isso ficam aqui algumas dicas sobre como reagir nestas ocasiões.
Quando vires ou ouvires um veículo de emergência a aproximar-se deves desligar o rádio para te puderes concentrar. Depois deves demorar alguns segundos a planear o teu próximo passo. Agir num estado de pânico pode ser perigoso e atrasar mais o veículo de emergência.
O teu próximo passo deve ser procurar um lugar para encostar e parar, caso seja seguro fazê-lo, mesmo se o veículo de emergência estiver do outro lado da estrada. Podes usar os piscas para mostrar que viste as luzes azuis a aproximarem-se e que pretendes desviar-te. Deves evitar utilizá-los caso estes possam confundir os outros condutores e peões.
Enquanto tentas deixar o veículo de emergência passar evita encostar em curvas, passeios e bermas - as bermas podem esconder numerosos perigos e subir o passeio pode colocar os pedestres em risco.
Cuidado! Se passares um sinal vermelho ou para uma via de autocarros para dar lugar a um veículo de emergência, a menos que seja indicado por um agente da polícia, estás a quebrar a lei e podes ser multado, independentemente das tuas boas intenções.
Tem cuidado porque pode estar a aproximar-se mais do que um veículo de emergência. Tenta perceber se ouves mais do que uma sirene, olha à tua volta antes de arrancares e não te esqueças que podes ter de sair da frente novamente.