Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
© foto de Hyperdrive, licença: Atribuição
A Hyperdrive, uma empresa britânica que se especializou no desenvolvimento de tecnologia de veículos elétricos, criou um pequeno motor a gasolina modular que pode ser adicionado aos carros elétricos para aumentar a autonomia e reduzir a chamada "ansiedade de autonomia". A empresa chama a este motor Range Extender (Extensor de Autonomia).
"Comparado com as tecnologias existentes, o nosso Range Extender é uma unidade de custo reduzido, compacta e com elevada densidade de potência. Acreditamos que este produto é a forma perfeita de superar o obstáculo da ansiedade de autonomia e esta é mais uma prova de que o Nordeste está a produzir soluções inovadoras para alcançar um futuro com baixas emissões de carbono", referiu o Diretor da Hyperdrive, Stephen Irish.
O Range Extender é um motor a gasolina de um cilindro de 15kW (20cv) concebido para funcionar como um gerador para a bateria de um veículo elétrico, de forma a aumentar a autonomia. A Hyperdrive está a apontar especificamente esta tecnologia a veículos pequenos e leves e para aplicações de nicho como motores marítimos e geradores móveis. A empresa alega que acrescentar um extensor de autonomia significa que os fabricantes podem usar uma bateria mais compacta, o que economiza peso e custos.
O outro ponto-chave desta tecnologia é o software que liga e desliga o motor, conforme necessário para utilizar a bateria apenas quando for necessário.
A empresa também está a trabalhar numa versão diesel de 15kW com apenas um cilindro que estará pronta em breve e que deverá ser ainda mais eficiente.
O projeto foi financiado pelo Fundo Collaborative Projects no Reino Unido que concedeu um apoio de 321 mil euros à empresa para criar o motor.