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Christopher Bruce2012-04-25 13:23:55

Factos curiosos sobre a DTM

 
 
Slideshow
Os carros da Audi, da Mercedes e da BMW para a temporada 2012 do DTM

Com a primeira corrida do DTM a chegar fim-de-semana, pensamos em parar um bocado para olhar para alguns factos interessantes, e talvez triviais, sobre o campeonato.

A última vez que a MercedesMercedes-BenzMercedes-BenzAlemanha, 1924 > presente197 modelos
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, a BMWBMWBMWAlemanha, 1918 > presente87 modelos
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e a AudiAudiAudiAlemanha, 1909 > presente83 modelos
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competiram entre si no DTM foi a 18 de junho de 1992, no circuito de Nürburgring Nordschleife. Duas corridas de 100km foram realizadas naquele fim de semana. A Audi ficou com os três primeiros lugares na primeira corrida, e a Mercedes ficou em primeiro e segundo na segunda corrida, com a BMW a ficar em terceiro.

Tendo em conta que o DTM foi interrompido entre 1996 e 2000, o final mais mais renhido de sempre numa chegada de uma corrida do DTM original foi em Norisring em 1996 entre Karl Ludwig e Uwe Alzen, ambos os pilotos ao volante de um Opel Calibra V6. A diferença foi  de apenas 0,089 de segundo. A maior vantagem de sempre no campeonato foi conseguida em 1985 num aeródromo em Mainz quando um BMW 323i acabou a corrida com uma vantagem de 51.96 segundos sobre o segundo classificado, num Volvo 242. Na era moderna do campeonato, a maior diferença aconteceu em 2011, quando, em Oschersleben, Matthias Ekstrom num Audi A4 DTM venceu com uma vantagem de 42,167 segundos sobre o segundo lugar.

O piloto de maior sucesso de sempre do campeonato é Bernd Schneider, que venceu 43 corridas. O segundo mais bem sucedido é Klaus Ludwig, com 36 vitórias. No entanto, devido aos diferentes sistemas de pontuação nos dois DTMs diferentes, Ludwig, acabou por alcançar mais pontos (1792,5) do que Schneider (1770,5). Schneider também é o recordista de pole positions (25) e de voltas mais rápidas (60).

A Mercedes é a marca que tem mais vitórias na história do campeonato. Venceu 166 corridas contra 61 da Audi e da 50 da BMW. A Mercedes também tem o recorde de pole positions com 110, comparativamente às 59 da Audi e 30 da BMW. A Mercedes também arrecada o recorde de voltas mais rápidas com 162 contras as 64 da BMW e 46 da Alfa Romeo.

A equipe AMG/HWA é a equipa mais dominadora da história do campeonato. Com mais vitórias (123) do que as 39 da Abt e 22 da Alfa Corse, recorde de pole positions (79) comparativamente às 52 da Abt e 20 da Zakspeed, e também das voltas mais rápidas (117) em comparação com as 39 da Abt e do empate com 21 voltas mais rápidas entre a Alfa Corse e a Zakspeed.

Audi tem uma sequência de vitórias em Valência ainda em vigor. A marca não perdeu qualquer corrida no circuito, desde a corrida inaugaral em Espanha em 2010.

A velocidade mais elevada a que os carros DTM chegam em prova são os 260 km/h no final da Parabolika em Hockenheim. A velocidade mais lenta a que vão são os 50km/h na primeira curva de Norisring.

Desde o ano passado, o DTM organiza uma competição ao estilo da Corrida dos Campeões no Estádio Olímpico de Munique. Dois pilotos competem entre si a vólta de um percurso com o piloto mais lento a ser eliminado. No ano passado, os dois melhores pilotos foram Eduardo Mortara e Bruno Spengler. Este ano a competição terá lugar no mesmo estádio a 15 de julho.

As novas regras vão trazer alguns elementos novos ao campeonato. Os treinos agora terão duas sessões de 100 minutos. Os carros têm um peso mínimo de 1.100 kg mais 85 kg para o condutor. Os motoristas que pesem menos têm que transportar lastro para colocá-los no peso obrigatório. Os pilotos estão limitados a 28 pneus para cada fim de semana de corrida, exceto para a primeira corrida em Hockenheim, onde os pilotos terão à disposição 40 pneus.

As equipas deverão designar dois grupos de pilotos que estão limitados a três motores assim que a temporada começar. Isso significa que cada condutor pode mudar de motor uma vez, se necessário, e haverá um extra, só para o caso. Esses dois grupos de pilotos podem usar seis conjuntos de discos de travão ao longo de toda a temporada.

Tal como anteriormente, as equipes devem realizar duas trocas de pneus por corrida. No entanto, o reabastecimento não é permitido durante as corridas. A Audi afirma que a sua paragem nas boxes demora 3 segundos. Só 14 mecânicos estão autorizados a realizar as paragens nas boxes.

Enciclopédia
AudiAudi
A5A5
A5A5
A5 DTMA5 DTM
Motor
V 8 (90º vee)
Cilindrada
3998 cc
Velocidade Máxima
--
Transmissão
6, Sequencial manual
Potência máxima
534 cv
Carroçaria
Coupé
Combustível
Gasolina
Consumo de combustível (combinado)
--
preço
--
custo de manutenção anual
--

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