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Christopher Bruce2013-05-09 11:42:47

Ferrari pretende reduzir vendas, mas aumentar o lucro por carro

Marca italiana tenciona aumentar significativamente oferta de opções de personalização

 
 
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Ferrari vai tentar encontrar mais clientes para os seus veículos exclusivos SP

O CEO da FerrariFerrariFerrariItália, 1947 > presente233 modelos
5131 fotografias
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Luca di Montezemolo está preocupado com a diluição da marca Ferrari. A empresa vendeu um recorde de 7318 carros no ano passado, mas Montezemolo quer baixar esse valor para 7000 carros ou menos em 2013, sem contar com as 499 unidades LaFerrari que serão produzidas. Para compensar as vendas mais baixas a Ferrari pretende aumentar as suas opções de personalização para fazer com que os compradores acrescentem mais valor ao preço do carro.

"Quando se compra um Ferrari compra-se um sonho e os clientes devem ter certeza de que vamos preservar esse sonho", explicou di Montezemolo. "Vamos abrandar o nosso ritmo de fabrico em conformidade."

"O nosso crescimento nos últimos anos tem sido impulsionado pelos mercados emergentes. O nosso objetivo agora é apontar para a exclusividade. Vamos fabricar menos, preservar o fluxo de carros para o mercado e proteger os mercados de segunda mão", referiu Montezemolo.

O CEO da Ferrari também descartou qualquer possibilidade de acrescentar um SUV ou um sedan à gama da marca e refere que vai deixar esse espaço para a Maserati.

Para aumentar os lucros, a Ferrari tenciona aumentar as margens de lucro em cada carro vendido. As margens de lucro da Ferrari já têm estado em ciclo de subida com uma margem de 14,1% em 2011 e uma margem de 14,4% em 2012. Montezemolo estabeleceu uma meta de 15% para este ano.

Montezemolo acredita que a melhor forma de aumentar as margens é oferecer aos condutores mais opções de personalização para os seus carros. O CEO refere que o comprador médio da Ferrari acrescenta €25.000 em opções e que os clientes do programa Tailor Made acrescenta em média €50.000.

Além disso, Montezemolo deu a entender que a Ferrari iria procurar clientes para os seus carros exclusivos Special Projects (Projetos Especiais), mas não quis dizer quantos foram construídos até ao momento. Dado o esquema de nomenclatura dos projetos a começar no SP1SP1Ferrari SP1Itália, 2008 > 20081 photo
e com o SP12SP12 ECFerrari SP12 ECItália, 2012 > 20123 fotografias
a ser o mais recente veículo que conhecemos, podemos deduzir que pelo menos 12 destes carros especiais já foram produzidos.

"Alguns colecionadores não querem tornar público o seu carro exclusivo", garantiu Montezemolo.

As vendas da Ferrari aumentaram 50% desde que Montezemolo assumiu a liderança da empresa em 1991. Ao longo deste tempo a gama Ferrari cresceu para um máximo histórico de cinco modelos: o CaliforniaCalifornia Gen.1Ferrari California Gen.1Itália, 2008 > presente7 versões
52 fotografias
, o 458458 ItaliaFerrari 458 ItaliaItália, 2009 > presente14 versões
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, o FFFFFerrari FFItália, 2011 > presente3 versões
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, o F12berlinettaF12berlinetta Gen.1Ferrari F12berlinetta Gen.1Itália, 2012 > presente6 versões
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e o LaFerrariLaFerrariFerrari LaFerrariItália, 2013 > presente16 fotografias
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FerrariFerrari

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