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Quando o iniciou nos karts com apenas oito anos o pai Henrique estaria com certeza longe de imaginar que uns anos mais tarde o filho venceria a Race of Champions ou que seria um piloto oficial da AudiAudiAlemanha, 1909 > presente83 modelos
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no DTM. A aventura tomou proporções de escala bem maior e hoje Filipe Albuquerque é um dos grandes nomes do automobilismo português da atualidade.
Foi em 1993 que Filipe Albuquerque se sentou pela primeira vez ao volante de um kart, no kartódromo da Batalha. A simples iniciativa do pai em levá-lo a ele e ao irmão a experimentar a adrenalina de conduzir um kart acabariam por mudar-lhe o rumo para sempre. O bichinho foi crescendo e da participação num Troféu em Leiria ao Campeonato Nacional foi um instante.
Em 1998 Albuquerque sagra-se Vice-Campeão Nacional e vence a Taça de Portugal na Categoria Iniciados. Nesta altura dá-se um ponto de viragem importante na carreira do piloto de Coimbra, quando conhece os irmãos Nuno e Pedro Couceiro e se junta à Couceiro Junior Team. Com a nova equipa faz a sua estreia na Categoria Júnior, onde permanece dois anos e adquire mais experiência competitiva.
Em 2001 sobe à categoria Intercontinental e no ano seguinte junta-se à equipa de Nuno Couceiro e Danilo Rossi onde tem a hipótese de se bater com os melhores do mundo. Alcança o segundo lugar no Open Italiano e sagra-se Vice-Campeão Europeu da Categoria Intercontinental A. O ano de 2003 leva Filipe Albuqerque a voos mais altos com os convites para se tornar piloto oficial da construtora CRG e também da Dunlop.
Depois de 10 anos de competição iniciou-se uma página importante da carreira de Filipe Albuquerque. As suas qualidades como piloto permitiram-lhe ser chamado para a Red Bull Junior Team, uma espécie de academia para formar pilotos de Fórmula 1. Agora fora dos karts o piloto português participou em três campeonatos distintos: o Campeonato Espanhol de Fórmula 3, o Eurocup Fórmula Renault 2.0 e Campeonato Alemão de Fórmula Renault 2.0. No final da temporada conclui estes campeonatos em 6º, 5º e 3º respetivamente, e em todos eles foi o melhor ‘rookie’.
Aos 21 anos Filipe Albuquerque tem a sua consagração como piloto, internacional e nacionalmente. Com o apoio da Red Bull Junior Team vence o Campeonato Europeu de Fórmula Renault 2.0 e o Campeonato Norte Europeu de Fórmula Renault 2.0. Para além de ter vencido o prémio do Autosport para o Melhor Piloto Português do Ano, Albuquerque foi eleito em 2006 o melhor piloto da Red Bull Junior Team, entre 18 pilotos a nível mundial.
Em 2007 as conquistas continuaram e com um apoio reforçado por parte da Red BullRed BullÁustria, 2004 > presente12 modelos
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, Filipe Albuquerque compete na World Series by Renault onde voltou a ser o melhor ‘rookie’. Terminou a temporada em 4º lugar mas manteve-se na luta pelo título até à última corrida.
Depois de ter feito algumas demonstrações de rua ao volante dos carros de F1 da Red Bull, no mesmo dia em que comemorou 22 anos Filipe Albuquerque realizou o seu primeiro teste oficial aos comandos do F1 da Toro RossoToro RossoItália, 2006 > presente10 modelos
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Ainda em 2007 Filipe Albuquerque participou em duas corridas na GP2 Series, campeonato considerado como uma das antecâmaras, tendo depois transitado para o A1GP, onde passou a defender as cores da equipa lusa. Na corrida de estreia subiu ao pódio, com um terceiro lugar. Manteve-se até 2009 no A1GP alcançando o terceiro lugar no final da temporada.
Ainda em 2009 começou a ligação à Audi. Nesse ano Albuquerque foi convidado a correr pela Audi Itália nas corridas dos Superstars em Portimão, o que marcaria a sua estreia em competições de carros de turismo.Também pela mão da Audi o piloto português competiu pela primeira vez na categoria GT, com a participação nas duas últimas corridas da temporado do Campeonato Italiano de GT. Albuquerque venceu na categoria GT3.
No ano seguinte passa a ser piloto oficial da Autdi Itália e sagra-se Vice-Campeão no Campeonato Italiano de GT3. Ao longo da época subiu nove vezes ao pódio, duas delas no lugar mais alto.
O ano de 2010 fica ainda marcado na carreira de Filipe Albuquerque pelas derrotas que impôs ao campeão do mundo de F1 Sebastian Vettel e ao, na altura, hepta-campeão do mundo de ralis, Sebastien Loeb para se sagrar Campeão dos Campeões na Race of Champions.
Em 2011 Filipe Albuquerque passou a ser piloto oficial da Audi no DTM e na temporada de estreia tornou-se no primeiro piloto português a subir ao pódio naquele campeonato. O piloto português foi 2º na corrida de Valência e ao longo da temporada pontou ainda na etapa de Lausitzring. Também em 2011 ao lado de tephane Ortelli e Bert Login terminou o Blancpain Endurance Series, ao comando de um Audi R8 LMSAudi R8 LMSAlemanha, 2009 > presente5 fotografias
, em 3º lugar, tendo subido por diversas vezes ao pódio.
O sonho que começou aos oito anos com os karts é hoje um palmarés de fazer inveja a qualquer piloto e um motivo de orgulho para todos.
EnciclopédiaAudiA5A5A5 DTM | Motor V 8 (90º vee) Cilindrada 244 cu in Velocidade Máxima -- Transmissão 6, Sequencial manual Potência máxima 534 cv Carroçaria Coupé Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |