A cidade de Lisboa foi palco da conferência Mobility of the Future organizada pela BMW Group Portugal e que se insere na Agenda da Semana Europeia da Mobilidade 2012.
Durante a conferência o Presidente do BMW Group, Helder Boavida, cedeu um BMW ActiveE ao Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa. O carro será utilizado pela Câmara Municipal de Lisboa durante duas semanas, dando mais um contributo aos estudos que decorrem em todo o mundo e que servirão como base para a finalização dos projetos da sub-marca i.
No que respeita à questão da Mobilidade Individual, o BMW Group define-a em termos de sustentabilidade e considera-a uma necessidade fundamental. Por ser uma necessidade fundamental são conhecidas as suas consequências a nível ambiental. E como tal, o grupo pretende ser pioneiro no necessário processo de mudança e afirma estar a adotar duas abordagens, evolução e revolução.
Evolução porque apesar de considerar que o motor de combustão interna será sempre dominante, pretende continuar a desenvolver a tecnologia EfficientDynamics para assegurar a redução do consumo de combustível e das emissões de CO2, otimização da aerodinâmica e melhor gestão do motor.
Revolução porque continuam a apostar na criação de tecnologias revolucionárias e que caminha na direção da mobilidade elétrica. O grupo tem como objetivo a médio prazo desenvolver conceitos de mobilidade isenta de emissões em áreas urbanas, o que a longo prazo se vai traduzir na transição da tecnologia EfficientDynamics para mobilidade com zero emissões.
A estratégia da BMW continua com o lançamento do
BMW i3 no mercado em 2013 e do BMW i8 no ano seguinte.