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Mikko Hirvonen manteve a liderança este domingo e alcançou, desta forma, a sua primeira vitória no Rally de Portugal e também ao serviço da Citroën. O piloto finlandês concluiu a prova com uma vantagem de 1m51,8s sobre o segundo classificado, Mads Ostberg. Houve muitas razões para celebrar com muitos pilotos satisfeitos por terem chegado ao fim de um dos rális mais duros das já 46 edições da prova do campeonato do mundo.
O piloto finlandês chega ao fim da edição deste ano como o mais consistente. E numa prova em que as condições meterelógicas adversas tiveram um grande impacto sobre toda a classificação, a tática de gestão de andamento acabou por se revelar a mais acertada. Assim sendo Hirvonen alcançou a 15ª vitória da sua carreira e a primeira com a sua nova equipa.
No final o piloto não podia estar mais satisfeito: “Fizemos exactamente o que estava planeado. O dia de sexta-feira foi muito difícil e traiçoeiro. Tive de me concentrar ao máximo. Fi-lo por mim e pela equipa.”
Outros pilotos chegaram muito satisfeitos ao Estádio do Algarve. Tanto Mads Ostberg como Evgeny Novikov recearam perder as suas posições no pódio devido a problemas durante a última etapa. O norueguês teve problemas de motor que quase lhe arruinavam a sua prova, com falhas no propulsor. Ainda assim a sua equipa de mecânicos conseguiu resolver os problemas.
Já o russo teve um problema no cabo do acelerador o que o fez pensar que a sua melhor classificação de sempre numa prova do WRC poderia estar em risco. Com a ajuda do seu co-piloto Novikov conseguiu resolver o problema e manter o terceiro lugar na geral.
Depois de uma prova azarada para a Ford, a missão passou a ser a recuperação. Para Jari-Matti Latvala a tarefa de chegar aos lugares pontuáveis era quase impossível e o finlandês não foi alem do 14º lugar absoluto. Solberg ainda pensou conseguir entrar nos lugares do pódio mas acabou por terminar a prova no quarto lugar.
O qatari Nasser Al-Attiyah terminou a prova no quinto lugar tendo-o roubado na Power Stage a Martin Prokop.
Dani Sordo esteve também em destaque no último dia da prova ao vencer a Power Stage que lhe concedeu três pontos para as contas do campeonato do mundo. O espanhol aproveitou o facto do troço ainda não estar molhado para ser três décimos de segundo mais rápido do que o finlandês Jari-Matti Latvala.
Para Armindo Araújo o último dia já não tinha nada a ganhar pelo que o piloto português limitou-se a levar o Mini até ao estádio do Algarve para saudar os seus adeptos e apoiantes.
Pos | Piloto | Tempo Total | Diferença |
---|---|---|---|
1 | M. HIRVONEN | 4:19:24.3 | 0.0 |
2 | M. ØSTBERG | 4:21:16.1 | +1:51.8 |
3 | E. NOVIKOV | 4:22:49.3 | +3:25.0 |
4 | P. SOLBERG | 4:23:11.7 | +3:47.4 |
5 | N. AL-ATTIYAH | 4:27:21.9 | +7:57.6 |
6 | M. PROKOP | 4:27:25.3 | +8:01.0 |
7 | D. KUIPERS | 4:28:03.4 | +8:39.1 |
8 | S. OGIER | 4:28:25.1 | +9:00.8 |
9 | T. NEUVILLE | 4:29:54.0 | +10:29.7 |
10 | J. KETOMAA | 4:31:08.9 | +11:44.6 |
EnciclopédiaCitroënDS3DS3 WRC | Motor Linha 4 Cilindrada 98 cu in Velocidade Máxima -- Transmissão 6, Sequencial manual Potência máxima 300 cv Carroçaria Hatchback Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |