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Depois de 32 anos de produção AutoVAZ deixou de produzir o Lada 2107 a 17 de Abril deste ano. O carro era o equivalente russo ao Citroen 2CV ou ao Carocha. O objetivo era ser um veículo barato, mas de confiança. A AutoVAZ diz que as vendas do modelo caíram 76% no primeiro trimestre, e as vendas da AutoVAZ estão em baixa 15%. A IZH que produzia o 2107 sob contrato irá continuar a produzir o 2104, que é a versão carrinha do modelo, até ao final de 2012.
Dizer que o 2107 tem 32 anos, não é rigorosamente verdade. Apesar do modelo ter sido introduzido em 1980, ele era um redesign básico muito básico do VAZ 2101, que era baseado no Fiat 124. O 2107 acrescentou faróis retangulares, e, como se fosse possível, um corpo ligeiramente mais quadrado. No entanto, o motor, a transmissão, a suspensão e os travões ainda eram do Fiat 124. Houve ainda um modelo mais barato do que o 2107, chamado 2105, que tinha a mesma carroçaria mas que utilizava um motor de 1.3l comparativamente ao 1.5l do 2107.
O 124 foi introduzido em 1966 e foi modificado para lidar com as duras condições russas, tendo-se tornado no AutoVAZ 2101. O carro tornou-se conhecido como o Zhiguli, que é o nome de uma serra russa. O carro era fabricado com aço e travões mais grossos do que os do Fiat. Para lidar com os invernos russos, algumas versões do carro tinham uma manivela para ligar o motor no caso da bateria morrer. Versões sedan e carrinhas foram fabricadas, e a polícia soviética recebeu carros com um motor mais potente de 1.5l. A produção do 2101 a terminou em 1988. Portanto pode-se desenhar uma linhagem direta de 46 anos do Fiat 124 para o 2107 atual. Em termos de carroçaria e suspensão, os carros são bastante semelhantes, apenas os motores foram alterados ao longo dos anos.
O 124 tem uma história muito própria porque a Fiat licenciou clones do carro em todo o mundo. Além do Lada 2101, o 124 também foi construído na Índia como o Premier 118NE até 2001; em Espanha como o Seat 124 até 1980; na Bulgária até 1971; na Turquia como Murat 124 até 1994 e na Coreia do Sul como o Kia 124 até 1975. O 2107 ainda teve um clone em produção no Egito, onde a Suzuki o produziu entre 2002 e 2007.
O 2107 atual está equipado com um motor 1.6l de quatro cilindros com 72cv e 117Nm de binário. O preço de 206,900 rublos russos equivale à taxa de câmbio atual, 5294 euros. Está eqipado exclusivamente com uma transmissão manual de cinco velocidades e com rodas de 13 polegadas. A velocidade máxima é de 150 km/h. Nos primeiros modelos em 1980, usava um motor de 1.2l e, posteriormente, uma unidade de 1.3 litros. No entanto, em 1992 o 2107 finalmente conseguiu um motor de injeção de combustível para lidar com o aumento dos padrões das emissões.
Este anúncio não é especificamente do Lada 2101, mas aparece lá um. Dá uma espreitadela.
A produção total do 2107 não é clara por causa das suas variantes e das várias localizações da produção, especialmente porque a carrinha 2104 ainda está em produção. Os carros foram vendidos em todo o mundo, incluindo em Cuba, na ex-Alemanha Oriental e na Finlândia. No entanto, estimativas aproximadas colocam a produção total, incluindo a do seu antecessor o 2101 em cerca de 15 milhões de carros. Comparativamente, cerca de 21 milhões Volkswagen Beetles foram produzidos ao longo da sua história. Apesar da produção estar a chegar ao fim, dados os enormes números de produção, vão passar vários anos antes de deixar de ser possível encontrar algumas versões do carro nas estradas russas.
As imagens na galeria são uma mistura de imagens do 2101 e do 2107. Os carros com faróis circulares são o 2101, e as com faróis retangulares são do 2107.
Também não deve ser uma completa surpresa que com tantos produzidos ninguém se lembrasse de competir com eles. Porque são baseados no Fiat 124, os Ladas são carros de ráli e de corrida competentes.
Fonte: Montreal Gazette
EnciclopédiaVAZLadaLada 2107 | Motor Linha 4 Cilindrada 96 cu in Velocidade Máxima 96 mph Transmissão 5, Manual Potência máxima 74 cv @ 5600 rpm Carroçaria Berlina Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) 27,35 US MPG | preço -- custo de manutenção anual $ 1.206 |