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© imagem cedida por: Lamborghini
A Lamborghini desvendou o seu SUV de linhas afiadas, o Urus, antes de este ser oficialmente apresentado hoje no Salão Automóvel de Pequim. Tal como o Bentley EXP 9 que vimos no Salão de Genebra, o Urus é um protótipo que não vai chegar à produção, a menos que ele crie um bom alarido no salão e na imprensa internacional.
O Urus tem 600cv, mas a Lamborghini não revelou como ira alcançar esta potência. Embora, a Lamborghini alegue que o veículo irá ter as menores emissões de CO2 da sua classe por causa do peso leve. Poderia usar um pequeno V10 ou, mais provavelmente, um V8 turbo emprestado pela Audi. A potência chega à estrada através de um sistema de tração integral.
O Urus tem as linhas afiadas e angulares do resto da linha Lamborghini, e exala o design de cada Lamborghini desde o Countach. Parece uma versão mais alta do sedan Estoque que a Lamborghini apresentou em 2008. A dianteira tem três grandes entradas de ar que levam até ao capot com cúpulas de alimentação e entradas de ar duplas. Os faróis são totalmente em LEDs, assim como as luzes de circulação. A frente parece quase estreita comparativamente aos quadris traseiros largos que são preenchidos por rodas de grande dimensão. Tem 4.99m de comprimento, 1.99m de largura e 1.66m de altura.
O perfil é composto por diversas linhas estreitas que terminam todas na parte traseira do veículo. Mesmo em frente às portas dianteiras existe uma entrada de arrefecimento do travão na carroçaria. Os poços das roda são especialmente engraçados, já que se parecem com círculos quadrados. Na parte da frente os poços apontam para a traseira, e na parte traseira eles apontam para a frente como duas setas que apontam para o centro.
Na traseira existem quatro saídas de escape com um difusor traseiro que mistura o aspeto de um protetor de diferencial traseiro. Parece que a Lamborghini não vai melhor tão cedo a visibilidade para o exterior na parte traseira dos seus modelos já que a janela traseira é quase vertical e tão pequena como a mira de um sniper.
A única parte má do design são as rodas gigantes que se espera venham a ficar-se pela versão protótipo. São 24 polegadas de diâmetro com um design de raios duplos. Embora, como no Aventador J, as rodas incluem pequenas asas de fibra de carbono que levam ar frio diretamente aos travões.
O interior é verdadeiramente de um protótipo com bancos de couro costurados que se prolongam a lugares que parecem ter sido lapidados de um bloco de mármore. O material é na verdade plástico reforçado com fibra de carbono que não foi pintado. Este efeito de mármore é realizado nos painéis das portas, consola central e partes do painel. Há também peças de acabamento de fibra de carbono sobre as aberturas de ventilação. Tem capacidade para quatro passageiros e a Lamborghini afirma que este será o seu primeiro modelo de sempre a poder ser utilizado como de dia-a-dia familiar. Não possui espelhos exteriores convencionais, mas existem câmaras de visão traseira, cujas imagens são exibidas em ecrãs, localizadas onde os espelhos normalmente estariam.
O nome Urus vem de uma antiga forma de gado que tem uma estreita ligação genética com os touros utilizados para combater em Espanha.
A Lamborghini julga que os EUA, a Alemanha, o Reino Unido, a Rússia, o Médio Oriente e a China serão mercados importantes para o SUV, e espera vender 3.000 unidades por ano, se o modelo chegar à produção.
Teremos que esperar cerca de uma semana para ver se o Urus é mais popular do que o EXP 9 F. O Lamborghini certamente parece mais bonita do que o Bentley, mas isso não significa nada se as pessoas não estiverem dispostas a comprá-lo.
EnciclopédiaLamborghiniUrus Gen.1Urus | Motor -- Cilindrada -- Velocidade Máxima -- Transmissão -- Potência máxima 608 cv Carroçaria SUV Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |