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© imagem cedida por: Mercedes-Benz
A Mercedes-BenzMercedes-BenzAlemanha, 1924 > presente197 modelos
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está a dar os primeiros passos em direção àquele que poderá vir a ser um modelo abaixo da gama Classe-AMercedes-Benz A-Class Gen.3 [W 176]Alemanha, 2012 > presente33 versões
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e que terá como objetivo competir com o futuro Q1. A marca apresentou o protótipo G-CodeMercedes-Benz G-CodeAlemanha, 2014 > 2014, um veículo hidrogénio-elétrico de quatro lugares.
O novo SUV vai fazer parte de uma nova estratégia para atrair condutores mais novos para a marca alemã. O projeto foi apresentado na cerimónia de abertura da nova infraestrutura de Pesquisa e Desenvolvimento da Mercedes em Pequim, na China.
A responsabilidade do design do G-Code ficou a cargo do diretor de design da Mercedes, Gorden Wagener, numa colaboração entre as equipas chinesa e alemã. O veículo foi inspirado no estilo de vida moderno dos jovens da sociedade asiática.
O G-Code tem um design contemporâneo com um estilo hatchback de cinco portas com saliências curtas em ambas as extremidades. O veículo conta com alguns elementos do design atual da marca alemã, como a grelha de duas lâminas, o design dos faróis angulares, arcos das rodas proeminentes, superfícies bastante estruturadas e ainda uma mala de uma única peça.
Entre os pormenores de design que mais sobressaem estão o pára-brisas envolvente que dá a sensação de um tejadilho flutuante. Para dar um efeito visual adicional a grelha tem iluminação em três cores, que variam com o modo de condução. Os retrovisores foram substituídos por câmaras colocadas em braços retráteis na zona superior dos pilares A. Numa linha de LEDs a toda a largura do G-Code estão localizados os piscas, os faróis traseiros e as luzes dos travões.
Comparativamente ao atual GLAMercedes-Benz GLA-ClassAlemanha, 2013 > presente29 versões
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, o G-Code é 317mm mais curto, 96mm mais largo e 6mm mais alto. Isto indica a vontade da Mercedes competir com modelos como o futuro Audi Q1, criando uma nova classe abaixo da atual gama compacta.
Em relação ao motor que figura no G-Code a Mercedes não revelou muitos detalhes. Apenas refere que se trata de tecnologia de ponta que combina um motor de combustão a hidrogénio e um motor elétrico que move o eixo traseiro. O motor é uma evolução daquele que vai surgir com o B-Class Fuel Cell que está planeado para 2017. A motorização foi combinada com uma caixa de dupla embraiagem e com um eixo de propulsão eletrónico que permite combinar as duas fontes de energia.
A motorização permite que o veículo seja conduzido em três modos distintos: elétrico Hybrid eDrive, hidrogénio-elétrico Hybrid Eco e hidrogénio elétrico Hybrid Sport. Dependendo do modo o veículo pode circular com tração dianteira com o motor a combustão, com tração traseira com o motor elétrico ou em tração integral com ambos os motores a funcionarem conjuntamente.
O protótipo utiliza ainda duas novas tecnologias que permitem gerar energia. A primeira dessas tecnologias é a pintura “multi-voltaica” que para além de funcionar como um painel solar também regenera energia eletrostática quando o vento passa pela superfície. A segunda novidade é descrita como uma “suspensão de energia em movimento” em que o movimento das molas e dos amortecedores é utilizado para fazer funcionar um gerador de forma hidráulica para criar eletricidade.
EnciclopédiaMercedes-BenzG-Code |