A Mini apresentou a terceira geração do Mini John Cooper Works Convertible, antecipando a estreia prevista para o final de Março no Salão Automóvel de Nova Iorque.
Com chegada ao mercado prevista para o início de Março, o novo John Cooper Works Convertible está equipado com o mesmo motor de quatro cilindros a gasolina que a versão hatchback lançada em 2015.
Comparativamente ao seu antecessor, o motor 2.0 litros turbo que equipa o novo
John Cooper Works Convertible é 20cv mais potente com um total de 231cv. O binário aumentou para 320Nm. Graças ao motor combinado com uma caixa manual de seis velocidades, o veículo consegue acelerar dos 0 aos 100km/h em 6.6 segundos com uma velocidade máxima fixada nos 242km/h. Opcionalmente o veículo pode ser encomendado com uma
caixa automática de oito velocidades que torna a celeração 0.1 segundos mais rápida (6.5 segundos), mas com uma velocidade máxima de 240km/h.
Apesar de mais potente, a Mini conseguiu ainda reduzir os consumos no John Cooper Works Convertible. No caso da versão manual o consumo médio situa-se nos 6.5l/100km com emissões de CO2 de 152g/km. Já a versão automática é mais eficiente com consumo médio anunciado de 5.9l/100km e emissões de 138g/km.
Com dimensões superiores à geração anterior, o novo John Cooper Works Convertible é agora 135kg mais pesado (1310kg), com 3874mm de comprimento, 1727mm de largura e 1415mm de altura. A distância entre eixos fixa-se nos 2495mm.
Como já é habitual, o John Cooper Works Convertible tem um pacote exclusivo de alterações ao nível de design que o permitem diferenciar das
versões menos potentes do modelo. Estas modificações incluem um para-choques dianteiro exclusivo com entradas de ar maiores, uma das lâminas da grelha pintada de vermelho, faróis LED, proteções dos arcos das rodas alterados, pinças dos travões vermelhas, soleiras mais largas, para-choques traseiro mais profundo e dois tubos de escape cromados.
No interior os elementos da versão topo de gama incluem soleiras personalizadas, bancos dianteiros com maior suporte e encostos de cabeça integrados, um volante multi-funções de três raios, uma nova manete de velocidades, pedais de aço inoxidável e um painel de instrumento com grafismos revistos.
Ainda este ano está prevista a apresentação do novo John Cooper Works Clubman. Esta versão será apresentada no Salão Automóvel de Nova Iorque.