A Citroën vai apresentar no próximo mês no Salão Automóvel de Paris um novo protótipo sedan executivo, chamado Cxperience. O veículo plug-in híbrido gasolina-eletricidade apresenta o programa Advanced omfort da marca e uma série de tecnologia interior.
De acordo com a marca francesa o protótipo serve para mostrar como futuros modelos da marca podem ser estilizados no interior. Além disso serve também como uma demonstração de como o design usado em carros de menores dimensões, como o
Cactus C4 e o novo C3 pode ser colocado em uso em modelos maiores.
Com um design fluido e saliências curtas, o Cxperience tem 4.85m de comprimento, 2m de largura, 1.37m de altura e tem uma distância entre eixos de 3m. Possui jantes de 22 polegadas com um design de cinco raios. Em termos de design exterior os destaques vão para as entradas de ar ajustáveis no para-choques dianteiro, uma janela traseira côncava aerodinâmica e portas com dobradiças posteriores que tornam mais fácil a entrada dos passageiros para os passageiros no Cxperience.
O interior do protótipo possui um ecrã rectangular de 19 polegadas onde o condutor pode controlar todas as funções do veículo. Também inclui um modo de ecrã dividido que permite que um passageiro possa assistir a um filme em dois terços do ecrã enquanto o condutor utiliza o resto para a navegação.
Os retrovisores exteriores foram substituídos por câmaras montadas nas portas que enviam imagens para pequenos ecrãs digitais nos painéis interiores das portas. O condutor também recebe uma visão de 360º ao redor do carro. Estreado no C3 o protótipo também apresenta a câmara ConnectedCAM que regista imagens da estrada à frente.
Graças ao programa Advanced Comfort a Citroën fez uma revisão do sistema de suspensão da marca, ao mesmo tempo que se concentrou em filtrar o ruído externo e vibração e ainda melhorar o conforto dos bancos com o uso de diferentes materiais.
O Citroën Cxperience é alimentado por um motor a gasolina com uma potência de 150 a 200cv e um extra de 80kW de energia fornecida pelo motor eléctrico. Pode ser conduzido em modo totalmente elétrico na cidade com uma autonomia de 60km. A potência combinada chega aos 300cv. O protótipo usa uma caixa de velocidades automática de oito velocidades montada transversalmente entre o motor a gasolina e o motor elétrico.
EnciclopédiaCitroënCxperience | Motor -- Cilindrada -- Velocidade Máxima -- Transmissão 8, Automática
Potência máxima 200 cv Carroçaria Berlina Combustível Gasolina / Electricidade Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |