Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

notícias

autoviva2014-10-17 14:28:58

O que significam os emblemas das marcas

Descobre os simbolismos presentes nos emblemas de algumas das marcas mais famosas da indústria automóvel

Muitas pessoas já se devem ter questionado sobre o significado que alguns dos emblemas das marcas de automóveis do mundo mais famosas encerram. Mas embora haja questões no ar talvez nunca se tenham dado ao trabalho de procurar porque é que o emblema da FerrariFerrariFerrariItália, 1947 > presente233 modelos
5131 fotografias
37 vídeos
tem um cavalo negro empinado, ou por que é que o touro é o símbolo da LamborghiniLamborghiniLamborghiniItália, 1963 > presente32 modelos
1447 fotografias
19 vídeos
e porque é que o logótipo da CitroënCitroënCitroënFrança, 1919 > presente94 modelos
5346 fotografias
11 vídeos
tem dois "V" invertidos.

Foi a pensar nessas pessoas que o Autoviva foi à procura dos significados mais recônditos de algumas das marcas de automóveis mais conhecidas do público em geral.

Queremos saber a vossa opinião e qual foi o simbolismo que mais vos surpreendeu.

Audi

São quatro as argolas que compõem o logótipo da Audi. Cada uma destas argolas representa uma das quatro marcas alemãs que formaram a Auto Union, em fundada em 1947. Estas marcas são a Horch, Audi, Wanderer e DKW.

Alfa Romeo

O emblema da Alfa Romeo é composto por dois elementos principais: um brasão um homem a ser devorado por uma serpente. O brasão é o da cidade de Milão, onde nasceu a marca italiana, enquanto que a figura da serpente a devorar o homem é o símbolo da família real milanesa.

BMW

O símbolo da BMW faz uma analogia a uma hélice de avião em movimento, relembrando os anos da marca como construtora de aviões. No entanto as cores azul e branca têm inspiração na bandeira da Baviera, estado alemão onde se encontra sedeada a marca.

Citroën

Conhecido em França com “Deux Chevron”, os dois “V” invertidos são inconfundivelmente o emblema da Citroën desde 1930. Este símbolo é uma homenagem à engrenagem bi-helicoidal criada pelo engenheiro Andre Citroën, fundador da marca francesa.

Ferrari

O cavalo negro empinado é uma das imagens de marca do logótipo da Ferrari e foi introduzido nas 24 Horas de Spa em 1932. O cavalo era originalmente o símbolo do Conde Francesco Baracca, um lendário ás da força aérea italiana durante a I Guerra Mundial. Ao cavalo negro junta-se o fundo amarelo, a cor símbolo da terra natal de Enzo Ferrari, Modena.

Lamborghini

A Lamborghini é famosa pelo seu logótipo com o touro dourado. O emblema da marca italiana de carros desportivos é uma homenagem do fundador da marca, Ferruccio Lamborghini, às lutas de touros, das quais era um verdadeiro aficionado. Aliás, até hoje os carros da marca recebem nomes de touros famosos.

Maserati

O elemento simbólico principal do logótipo da Maserati é o tridente de Neptuno em cor vermelha. A sua utilização deve-se ao facto de este ser o símbolo de Bolonha, cidade onde foi fundada a Maserati em 1914.

Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz é famosa pela sua estrela de três pontas. Este logótipo surgiu em 1909, a partir de uma ideia dos filhos de Gottlieb Daimler, Paul e Adolf. Cada uma desta pontas da estrela representa um de três elementos: terra, ar e mar.

Mitsubishi

O emblema da Mitsubishi é composto por três diamantes, um símbolo que veio do nome da marca, já que “Mitsu” significa três em japonês e “Bishi”, diamante. O logótipo acaba por ser um simbolismo para a durabilidade e beleza dos seus produtos, além de representar domínio do ar, da terra e dos mares, áreas em que o grupo Mitsubishi atua.

Peugeot

A Peugeot é reconhecida pelo emblema do leão que é utilizado desde 1919. A escolha deste símbolo é uma homenagem à cidade francesa Belfort, local onde foi produzido o primeiro modelo da marca francesa.

Porsche

O emblema da Porsche é uma combinação de dois brasões, o da região de Baden-Württemberg e o da cidade de Estugarda, sede da empresa. As riscas pretas e vermelhas são referência à região alemã e o cavalo preto empinado é símbolo da cidade de Estugarda, antigamente utilizado nos uniformes de guerra do exército local.

Subaru

O logótipo da Subaru é composto por uma constelação. Isto porque em japonês o nome Subaru significa plêiade, um conjunto de estrelas.

Toyota

O símbolo da Toyota é composto por três elipses entrelaçadas que representam o coração dos clientes, o coração do produto e o coração do progresso tecnológico. A combinação das elipses vertical e horizontal simboliza o "T" de Toyota.

Volkswagen

O emblema da Volkswagen é composto pelas letras V e W. Estas são as iniciais das palavras alemãs “volks” (povo) e wagen (carro), que em conjunto significam carro do povo, ou popular. Foi com esse propósito que a Volkswagen foi criada, dar a oportunidade de a população em geral ter acesso a um automóvel.

0 comentários

Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Top 10Top 10 Destaques do anoReviewsCultura AutomóvelSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria
fechar