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O teu primeiro carro...qual deve ser?

 
 
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O principal argumento do Ka é o chassis e a facilidade de condução que oferece a condutores inexperientes

Posso estar a ser um pouco tendencioso aqui porque já tive ambos os carros, mas eu vou recomendá-los de qualquer forma porque a) eles são ótimos e b) fiz a minha pesquisa.

Ford Ka

Este foi o meu primeiro carro. Para mim nesta altura, era espetacular. Tinha uma pintura vermelha, pára-choques pretos e rodas de 13 polegadas com acabamentos. Parecia um pouco o carro do Noddy (a personagem dos desenhos animados bem conhecida das crianças) e não era particularmente rápido em virtude do motor um pouco ofegante 1.3 de quatro cilindros. Então o que é que o torna perfeito para os jovens condutores?
 
Vou direto ao assunto. Acho que neste carro tudo se resume ao chassis e foi ele que me ensinou muito sobre condução e controlo do carro graças à sua precisão nas curvas, com o mínimo de flexão do chassis. E, assumindo que o condutor não é muito "tosco", a extremidade que foge primeiro é a traseira. Aleluia.
Eu sei que vais dizer que este é daqueles carros que se adora ou que se odeia e é uma posição pertinente. Dito isto, ao menos este carro é distinto e não se pode dizer o mesmo sobre muitos outros utilitários compactos do final dos anos 90 e início dos anos 2000.
 
Como eu viria a descobrir este carro pode-se dizer que é de "guerra". O interior é bastante resistente e não há muito que possa correr mal. Depois, há a questão do sistema de som embutido equipado de série ... não é a última palavra em alta-fidelidade, mas é difícil de roubar! Perfeito para estacionar despreocupadamente na vida diária ou numa saída à noite.
 
O Ka também vai ensinar-te a conduzir. Graças à baixa potência vais ter a oportunidade de aprender tudo sobre conduzir um carro sem problemas, “ler” as condições de estrada e utilizar uma caixa de velocidades de forma eficiente. Para obter uma economia de combustível decente e fazer um bom progresso vai ser preciso pensar muito mais na tua condução do que se andasses no Golf dos pais.
 
Claro que se puderes esticar um pouco mais, há sempre o Ka Sport com um motor 1.6 e um design mais corpulento.
 
Porém, acima de tudo volto a frisar o chassis. Confia em mim, nunca mais vais esquecê-lo...

Enciclopédia
FordFordKaFord KaKa Gen.1Ford Ka Gen.1Ka 2Ford Ka 2
Motor
Linha 4
Cilindrada
79 cu in
Velocidade Máxima
93 mph
Transmissão
5, Manual
Potência máxima
60 cv @ 5000 rpm
Carroçaria
Hatchback
Combustível
Gasolina
Consumo de combustível (combinado)
--
preço
--
custo de manutenção anual
$ 781


Ford Focus Mk.1

Se o Ka é um pouco pequeno para ti, se precisas de algo um pouco mais refinado ou se tens um orçamento um pouco maior, então apresento-te o Ford Focus.
 
Eu também tive um Focus (ou dois), já que me pareceu um sucessor lógico para o Ka. O Focus sucedeu ao Escort Mk.4 num momento em que a Ford não estava com muito boa reputação. Mas tudo isso mudou com o Focus. Foi um caso de sucesso que disparou direitinho para o topo da classe.
 
O Focus trouxe um novo nível de comportamento dinâmico ao setor com o qual qualquer um dos leitores mais jovens do Autoviva se vai identificar. Também foi introduzido com uma boa gama de motores, a começar num algo "asmático" 1.4 a gasolina e subindo até chegar ao pouco consensual, mas inegável brilhantismo do RS. Se fosse eu, escolheria o 1.6 já que combina uma performance suficiente (101cv) com um preço decerto muito em conta.
 
Se precisas de uma quantidade razoável de espaço, também deve cumprir grande parte dos requisitos. Pode ser equipado confortavelmente com uma barra de reboque, barras para bicicletas entre outra parafernália e quatro adultos sem grande esforço.
 
Em última análise, o Focus não é tão divertido como o Ka devido ao seu peso e maiores dimensões, mas é inegavelmente brilhante para um carro do seu tamanho e há muito por onde escolher. Se conseguires encontrar uma versão Zetec, vem com jantes de liga e a maioria deles vem com um pacote de ar condicionado que inclui um pára-brisas aquecido!
 
Na verdade, isto pôs-me a pensar em comprar um novamente... talvez desta vez opte por um ST170...

Enciclopédia
FordFordFocus (UK)Ford Focus (UK)Focus (UK) Gen.1Ford Focus (UK) Gen.1Focus 1.6 Zetec-SEFord Focus 1.6 Zetec-SE
Motor
Linha 4
Cilindrada
97 cu in
Velocidade Máxima
115 mph
Transmissão
5, Manual
Potência máxima
101 cv @ 6000 rpm
Carroçaria
Hatchback
Combustível
Gasolina
Consumo de combustível (combinado)
--
preço
--
custo de manutenção anual
$ 912

Enciclopédia
FordFord

4 comentários

tobias
Pois nem 8 nem 80 e já que está numa de ford, marca recomendo em vez de renault porque renault para mim só motor de resto é para ter dores de cabeça devido á falta de fiabilidade , os engenheiro...
mais
05.10.2012 @ 14:25
convites.companhia.1
tb tive um ford Ka, como segundo carro. O primeiro foi um velhinho Fiat 127 oferecido e que muito gozo me deu durante dois anos. Com o Ká fiz mais de 100 mil km sem problemas de maior, ate que o moto...
mais
05.10.2012 @ 15:37
Prego_a_Fundo
Acho que acima de tudo o que é preciso na escolha do primeiro carro, é algo fiável e tenha poucos custos de manutenção...dentro dos possíveis claro.
11.10.2012 @ 11:56
Carocha
Concordo com a opção pelo Ford Focus, um carro equilibrado com tudo o que é preciso para alguém se habituar a andar na estrada
16.10.2012 @ 17:56
Anonymous

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