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O Volvo LCP2000 previu carro do futuro há 30 anos

Carro incluía inovações como caixilhos das portas em fibra de carbono e elevada eficiẽncia

 
 
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O protótipo começou a ser desenvolvido em 1979 mas foi apresentado pela primeira vez em 1983

Há trinta anos atrás a VolvoVolvoVolvoSuécia, 1927 > presente49 modelos
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apresentou um carro-protótipo num seminário ambiental em Estocolmo, na Suécia, que viria a influenciar a marca até aos dias de hoje. O Volvo LCP2000LCP2000Volvo LCP2000Suécia, 1983 > 1983 imaginou um carro do ano de 2000 com peso reduzido, combustíveis alternativos e de baixo consumo e com design diferente.

O Light Component Project foi criado no final da primavera de 1983, mas o desenvolvimento começou em 1979. Foi construído sobre o protótipo elétrico anterior da marca e o Volvo Ellen, um projeto de construção de carros compactos ultra-leves, mas focado ainda mais na eficiência.

O engenheiro da Volvo Rolf Mellde liderou o projeto e queria tirar proveito de novos materiais e tecnologia para criar um carro que pesasse 700 kg, que pudesse transportar quatro pessoas e que consumisse 4.0l/100km de combustível. Era um objetivo impressionante em 1979.

A Volvo completou quatro carros LCP 2000 e todos eles eram ligeiramente diferentes. O design tinha uma linha simples com duas portas e um hatchback. O banco estava voltado para a traseira por motivos de segurança e era acedido através da abertura traseira.

Os materiais utilizados eram de vanguarda absoluta para a época, incluindo fibra de carbono para os caixilhos das portas. Também foi utilizado plástico reciclável e alumínio na plataforma e algum magnésio.

Os quatro carros utilizaram dois motores diesel turbo montados transversalmente diferentes. Havia uma unidade de 1.3 litros feita de magnésio com 50cv, mas a versão 1.4 litros feita de ferro fundido com 90cv foi inovadora na época por ser parcialmente refrigerada a ar. Em vez de refrigerante, o óleo do motor circulava em torno das cabeças dos cilindros. Ambos os motores podiam utilizar qualquer tipo de combustível, incluindo óleo de colza, que fazia com que o cheiro do escape parecesse uma fritadeira.

Todos tinham tração dianteira, mas a Volvo mostrou versões que utilizavam uma caixa manual de cinco velocidades ou uma CVT, que só se tornou comum nos carros muito recentemente.

O design do LCP 2000, foi finalmente adaptado para o Volvo 480480 ESVolvo 480 ESHolanda, 1987 > presente1 photo
em 1986.

Hoje, os LCP 2000 estão em exposição no Museu da Volvo em Arendal, na Suécia.

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