Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

notícias

Os rivais: Audi R8 vs Porsche 911

 
 
Slideshow
Quando foi lançado o R8 era mais rápido que o 911 graças aos 420cv do motor V8 e soava melhor

Já foram muitas as vezes que a PorschePorschePorscheAlemanha, 1931 > presente43 modelos
4639 fotografias
29 vídeos
foi desafiada e tantas foram as vezes que os adversários não conseguiram bater o que de melhor se produz em Estugarda.

A MaseratiMaseratiMaseratiItália, 1914 > presente62 modelos
696 fotografias
7 vídeos
fez a sua tentativa com o 32003200 GTMaserati 3200 GTItália, 1998 > presente2 fotografias
, mas tinham uma tendência aguda para avariar e o chassis não era assim tão bom. Depois foi a vez do JaguarJaguarJaguarReino Unido, 1922 > presente53 modelos
2174 fotografias
16 vídeos
XKXKJaguar XKReino Unido, 1996 > presente2 gerações
43 versões
95 fotografias
4 vídeos
, que (apesar de não ser mau de conduzir) não é a ferramenta eficaz que é o 911911Porsche 911Alemanha, 1963 > presente6 gerações
327 versões
1064 fotografias
10 vídeos
. Até a Aston MartinAston MartinAston MartinReino Unido, 1914 > presente62 modelos
1872 fotografias
24 vídeos
fez uma tentativa com o V8 VantageV8 VantageAston Martin V8 VantageReino Unido, 2007 > presente3 fotografias
que, embora muito bonito, nunca foi suficientemente rápido e avariava demasiadas vezes para o gosto da maioria dos potenciais clientes.

Depois foi a vez da AudiAudiAudiAlemanha, 1909 > presente83 modelos
8213 fotografias
27 vídeos
. Que hipóteses tinha Ingolstadt? Nenhumas seria mesmo a conclusão mais fácil. Antes do RS4RS4Audi RS4Alemanha, 2006 > 20081 photo
a Audi não conseguiu durante vários anos apresentar um carro que atraísse os condutores entusiastas e, apesar ou talvez por causa da tecnologia Quattro, não tinha na altura uma boa reputação de comportamento desportivo apurado. No entanto, quando foi lançado o protótipo do R8, vivemos na esperança enquanto esperávamos que os primeiros carros começassem a sair da linha de montagem das fábricas.

Naquela altura (2007) estava na Austrália e iria mentir se dissesse que não queria que o novo Audi fosse enxotado pelo 911. Sempre fui um fã da Porsche e o 997911 Gen.5Porsche 911 Gen.5Alemanha, 2004 > presente96 versões
370 fotografias
2 vídeos
tinha conseguido resolver uma série de erros que marcaram a geração 996911 Gen.4Porsche 911 Gen.4Alemanha, 1997 > 200435 versões
136 fotografias
. Como poderia o Audi competir com isso?

Depois chegou a altura de voltar. Atirei as chaves do meu Holden Commodore ao novo proprietário e voei para casa. Qual era a primeira coisa que queria fazer? Encontrar um Audi R8R8Audi R8Alemanha, 2006 > presente44 versões
141 fotografias
1 video
de caixa manual e ir dar uma volta. Claro que tinha ouvido as opiniões sobre o carro - até pedi para que me mandassem a Autocar por correio para o outro lado do mundo todas as semanas, mas não conseguia acreditar que o Audi pudesse ser tão bom. E era.

911 CarreraPorsche 911 Carrera
2004
219 cu in
326 cv @ 6800 rpm
177 mph
5.00s
vsAudi R8
2006
254 cu in
420 cv @ 7800 rpm
187 mph
4.60s
R8

Obviamente tinha um aspeto fantástico, isso era óbvio, mas será que ia comportar-se e ser prático na estrada como eu queria?

Já tinha sido dececionado com o que o novo regime sob a orientação da VWVolkswagenVolkswagenAlemanha, 1938 > presente98 modelos
9654 fotografias
31 vídeos
produziu com o advento do GallardoGallardoLamborghini GallardoItália, 2003 > 20054 fotografias
- um carro que, quando foi lançado em 2003, simplesmente não fazia jus àquilo que prometia e que foi amplamente superado pelo Ferrari F430F430Ferrari F430Itália, 2004 > presente4 fotografias
e, a meu ver, até mesmo pelo 360 Modena360 ModenaFerrari 360 ModenaItália, 1999 > 20055 fotografias
que estava de saída - e que não era propriamente o melhor dos FerrarisFerrariFerrariItália, 1947 > presente233 modelos
5131 fotografias
37 vídeos
. Mas estou a divagar. (Gostaria de mencionar que agora está muito melhor e com o lançamento do SEGallardo SELamborghini Gallardo SEItália, 2005 > presente2 fotografias
no final de 2005, tornou-se num bom carro)

Saí de casa em direção a Nottingham, estranhamente para comprar um gerador (um grande carro para tal tarefa eu sei) e foi depois de cerca de oito quilómetros de viagem que me apercebi que aquele não era apenas um bom carro, mas uma máquina que poderia verdadeiramente desafiar o 997 como ferramenta de condução.

O Audi R8 foi lançado em 2006, baseado na plataforma do Lamborghini Gallardo

O Audi R8 foi lançado em 2006, baseado na plataforma do Lamborghini Gallardo

© imagem cedida por: Audi

O R8 parece maior do que um 911 na estrada, em parte devido à sua postura mais baixa, mas não é de todo um problema. Também poderia ser criticado por ter um interior que muitos diriam ser demasiado ao estilo da Audi e que não é tão especial como aqueles com os quais está a competir. Mas a Audi produz interiores bons e tudo funciona bem, então por que se há de mudar isso? Se vais guiar um destes todos os dias, então vais querer que o Bluetooth funcione.

Enfim, de volta ao meu passeio. Aproximei-me de uma curva à esquerda de 60 graus - a subir, por isso inspirava confiança - e carreguei no acelerador. O carro oscilou para os lados mas voltou progressivamente à mesma posição com um toque no volante para o lado contrário. Se te parece que estou a tentar armar-me num ás do volante posso-te dizer que não é essa a minha intenção mas é apenas uma demonstração de quão bom é o chassis, de como a direção é sensível e de como é progressivo o sistema de tração às quatro rodas. Foi uma revelação.

O R8 bateu o 911 em várias áreas. Era mais rápido, com 420cv vindos do motor V8, sem dúvida soava melhor, o sistema de tração integral oferecia mais segurança com uma configuração de motor central e parecia ser mais sólido. É certo que algumas destas opiniões são subjetivas, mas a maioria dos especialistas deram a vitória ao Audi.

A sétima geração do 911 é uma resposta aclamada da Porsche

A sétima geração do 911 é uma resposta aclamada da Porsche

© imagem cedida por: Porsche

Dito isto, a Porsche não se deixou ficar. O facelift do 997911 CarreraPorsche 911 CarreraAlemanha, 2008 > presente3 fotografias
recebeu um interior melhor e mais potência, além de que também era mais económico. A maioria das pessoas não acha que isso seja um problema nesta gama de mercado, mas confiem em mim, é.

Desta forma, no final de 2011, o mais recente 991911 Gen.6 [991 Series]Porsche 911 Gen.6 [991 Series]Alemanha, 2011 > presente110 versões
314 fotografias
3 vídeos
foi lançado com a nova direção assistida elétrica e melhor eficiência graças à nova caixa PDK911 Carrera PDKPorsche 911 Carrera PDKAlemanha, 2011 > presente3 fotografias
e até mesmo no caso da caixa manual de sete velocidades. As minhas lembranças do 991 eram de como o chassis parecia grande. Já não se sente o motor traseiro, apesar de ser lá que ele está localizado, mas agora tem o equilíbrio e postura dos melhores supercarros de motor central. Para alguns, isso vai ser bom, mas outros criticam a falta de caráter. O que é quase certo é que agora o 991 é objetivamente um carro melhor do que o R8.

Depois da deceção das tentativas anteriores, o R8 foi uma revelação, mas agora ficou para trás, mesmo com o V10. Com o próximo 911 a seis anos de distância, a próxima versão deve vir de Ingolstadt e espera-se que seja bombástica. Só depende da Audi...

3 comentários

Miguel_M
A atual geração do 911 é uma verdadeira obra de arte! A Porsche acertou na mouche e agora a Audi vai ter de se esforçar para a bater, apesar de eu não achar que alguma vez o R8 tenha sido melhor ...
mais
07.11.2012 @ 17:54
PauloPaixao
O 911 é um clássico indiscutivel e um grande carro mas concordo que a Audi com o R8 conseguiu subir o patamar e oferecer um bom concorrente.
07.11.2012 @ 18:32
mantaray
Prefiro o Porsche sem qualquer duvida.
16.01.2013 @ 13:14
Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
fechar