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Já foram muitas as vezes que a PorschePorscheAlemanha, 1931 > presente43 modelos
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foi desafiada e tantas foram as vezes que os adversários não conseguiram bater o que de melhor se produz em Estugarda.
A MaseratiMaseratiItália, 1914 > presente62 modelos
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fez a sua tentativa com o 3200Maserati 3200 GTItália, 1998 > presente2 fotografias
, mas tinham uma tendência aguda para avariar e o chassis não era assim tão bom. Depois foi a vez do JaguarJaguarReino Unido, 1922 > presente53 modelos
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XKJaguar XKReino Unido, 1996 > presente2 gerações
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, que (apesar de não ser mau de conduzir) não é a ferramenta eficaz que é o 911Porsche 911Alemanha, 1963 > presente6 gerações
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. Até a Aston MartinAston MartinReino Unido, 1914 > presente62 modelos
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fez uma tentativa com o V8 VantageAston Martin V8 VantageReino Unido, 2007 > presente3 fotografias
que, embora muito bonito, nunca foi suficientemente rápido e avariava demasiadas vezes para o gosto da maioria dos potenciais clientes.
Depois foi a vez da AudiAudiAlemanha, 1909 > presente83 modelos
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. Que hipóteses tinha Ingolstadt? Nenhumas seria mesmo a conclusão mais fácil. Antes do RS4Audi RS4Alemanha, 2006 > 20081 photo
a Audi não conseguiu durante vários anos apresentar um carro que atraísse os condutores entusiastas e, apesar ou talvez por causa da tecnologia Quattro, não tinha na altura uma boa reputação de comportamento desportivo apurado. No entanto, quando foi lançado o protótipo do R8, vivemos na esperança enquanto esperávamos que os primeiros carros começassem a sair da linha de montagem das fábricas.
Naquela altura (2007) estava na Austrália e iria mentir se dissesse que não queria que o novo Audi fosse enxotado pelo 911. Sempre fui um fã da Porsche e o 997Porsche 911 Gen.5Alemanha, 2004 > presente96 versões
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tinha conseguido resolver uma série de erros que marcaram a geração 996Porsche 911 Gen.4Alemanha, 1997 > 200435 versões
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. Como poderia o Audi competir com isso?
Depois chegou a altura de voltar. Atirei as chaves do meu Holden Commodore ao novo proprietário e voei para casa. Qual era a primeira coisa que queria fazer? Encontrar um Audi R8Audi R8Alemanha, 2006 > presente44 versões
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de caixa manual e ir dar uma volta. Claro que tinha ouvido as opiniões sobre o carro - até pedi para que me mandassem a Autocar por correio para o outro lado do mundo todas as semanas, mas não conseguia acreditar que o Audi pudesse ser tão bom. E era.
Porsche 911 Carrera 2004 219 cu in 326 cv @ 6800 rpm 177 mph 5.00s | Audi R8 2006 254 cu in 420 cv @ 7800 rpm 187 mph 4.60s |
Obviamente tinha um aspeto fantástico, isso era óbvio, mas será que ia comportar-se e ser prático na estrada como eu queria?
Já tinha sido dececionado com o que o novo regime sob a orientação da VWVolkswagenAlemanha, 1938 > presente98 modelos
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produziu com o advento do GallardoLamborghini GallardoItália, 2003 > 20054 fotografias
- um carro que, quando foi lançado em 2003, simplesmente não fazia jus àquilo que prometia e que foi amplamente superado pelo Ferrari F430Ferrari F430Itália, 2004 > presente4 fotografias
e, a meu ver, até mesmo pelo 360 ModenaFerrari 360 ModenaItália, 1999 > 20055 fotografias
que estava de saída - e que não era propriamente o melhor dos FerrarisFerrariItália, 1947 > presente233 modelos
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. Mas estou a divagar. (Gostaria de mencionar que agora está muito melhor e com o lançamento do SELamborghini Gallardo SEItália, 2005 > presente2 fotografias
no final de 2005, tornou-se num bom carro)
Saí de casa em direção a Nottingham, estranhamente para comprar um gerador (um grande carro para tal tarefa eu sei) e foi depois de cerca de oito quilómetros de viagem que me apercebi que aquele não era apenas um bom carro, mas uma máquina que poderia verdadeiramente desafiar o 997 como ferramenta de condução.
O R8 parece maior do que um 911 na estrada, em parte devido à sua postura mais baixa, mas não é de todo um problema. Também poderia ser criticado por ter um interior que muitos diriam ser demasiado ao estilo da Audi e que não é tão especial como aqueles com os quais está a competir. Mas a Audi produz interiores bons e tudo funciona bem, então por que se há de mudar isso? Se vais guiar um destes todos os dias, então vais querer que o Bluetooth funcione.
Enfim, de volta ao meu passeio. Aproximei-me de uma curva à esquerda de 60 graus - a subir, por isso inspirava confiança - e carreguei no acelerador. O carro oscilou para os lados mas voltou progressivamente à mesma posição com um toque no volante para o lado contrário. Se te parece que estou a tentar armar-me num ás do volante posso-te dizer que não é essa a minha intenção mas é apenas uma demonstração de quão bom é o chassis, de como a direção é sensível e de como é progressivo o sistema de tração às quatro rodas. Foi uma revelação.
O R8 bateu o 911 em várias áreas. Era mais rápido, com 420cv vindos do motor V8, sem dúvida soava melhor, o sistema de tração integral oferecia mais segurança com uma configuração de motor central e parecia ser mais sólido. É certo que algumas destas opiniões são subjetivas, mas a maioria dos especialistas deram a vitória ao Audi.
Dito isto, a Porsche não se deixou ficar. O facelift do 997Porsche 911 CarreraAlemanha, 2008 > presente3 fotografias
recebeu um interior melhor e mais potência, além de que também era mais económico. A maioria das pessoas não acha que isso seja um problema nesta gama de mercado, mas confiem em mim, é.
Desta forma, no final de 2011, o mais recente 991Porsche 911 Gen.6 [991 Series]Alemanha, 2011 > presente110 versões
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foi lançado com a nova direção assistida elétrica e melhor eficiência graças à nova caixa PDKPorsche 911 Carrera PDKAlemanha, 2011 > presente3 fotografias
e até mesmo no caso da caixa manual de sete velocidades. As minhas lembranças do 991 eram de como o chassis parecia grande. Já não se sente o motor traseiro, apesar de ser lá que ele está localizado, mas agora tem o equilíbrio e postura dos melhores supercarros de motor central. Para alguns, isso vai ser bom, mas outros criticam a falta de caráter. O que é quase certo é que agora o 991 é objetivamente um carro melhor do que o R8.
Depois da deceção das tentativas anteriores, o R8 foi uma revelação, mas agora ficou para trás, mesmo com o V10. Com o próximo 911 a seis anos de distância, a próxima versão deve vir de Ingolstadt e espera-se que seja bombástica. Só depende da Audi...