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prepara-se para desvendar a versão mais rápida, mais potente e mais luxuosa do seu modelo Gran Turismo. O novo Panamera Turbo S tem uma potência de 570cv e atinge uma velocidade máxima de 310km/h. A nova versão vai ser apresentada oficialmente em novembro no Salão Automóvel de Tóquio.
Novo motor com mais 50cv
Graças a uma revisão por parte dos engenheiros da Porsche num número específico de componentes o Panamera Turbo S recebeu um aumento da potência de 50cv relativamente ao motor do Panamera Turbo. A Porsche passou a utilizar dois novos turbocompressores com maior capacidade que aumentam o fluxo de ar e os turbos injectam mais oxigénio na câmara de combustão em carga máxima a mais elevada velocidade. Para além disso, a pressão de injecção aumentou de 20 bar para 140 bar. Em conjunto estas alterações técnicas permitem cargas mais elevadas nos componen-tes, que são absorvidas por pistons feitos de uma nova liga de alumínio e com segmentos especialmente revestidos.
O resultado é um aumento de 50Nm do binário para os 750Nm entre as 2.200 rpm e as 5.000, com o incremento temporário do overboost a elevar a fasquia até aos 800 Nm, que acaba por permitir ultrapassagens mais fáceis e mais rápidas.
Apesar do aumento da potência a Porsche conseguiu manter os consumos de combustível do Panamera Turbo S idênticos aos do Panamera Turbo, com um registo de 10,2 litros por cada 100 km, o que representa uma melhoria de 11% face ao seu antecessor.
Equipamento de luxo para uma condução de luxo
O novo topo de gama Panamera, possui uma excecional e extensa lista de equipamento, apropriado a um modelo de referência na classe de luxo. Possui todos os sistemas dinâmicos para a condução de série. O Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC), o sistema de estabilização ativo, começa por reduzir a inclinação do veículo na entrada das curvas, ao mesmo tempo que melhora a agilidade e o conforto em igual medida.
O sistema Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) trabalha a distribuição variável do binário nas rodas traseiras para, em combinação com o diferencial autoblocante eletrónico no eixo traseiro, assegurar uma melhor tração sob quaisquer condições de condução.
Graças ao Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), o Panamera Turbo S beneficia de uma capacidade de travagem de elevada performance que é particularmente resistente à fadiga e desgaste. O sistema de direção é variável com a velocidade (Power Steering Plus).
O chassis do Panamera Turbo S conta com o Porsche Active Suspension Management (PASM), amortecedores controlados electronicamente e suspensão pneumática adaptativa com volume adicional de ar.
Pacote Sport Chrono incluído
O novo Panamera Turbo S também está equipado para converter o seu elevado nível de potência e binário numa condução dinâmica e desportiva. Um dos requerimentos para esta conversão eficaz de potência é o poder optimizado do conceito de transmissão, que o sistema integral Porsche TractionManagement (PTM) oferece, mesmo em condições de condução difíceis.
O pacote Sport Chrono é de série e coordena a potência e o chassis com um toque num botão, para garantir uma resposta desportiva consistente. E mais, a função overboost é activada nos modos "Sport" e "Sport Plus", bem como num kick-down em modo "Normal"; a função overboost aumenta temporariamente a pressão do turbo para oferecer uma ainda melhor potência na aceleração ou numa recuperação de velocidade.
A função de arranque de corrida "Launch Control" garante a melhor aceleração possível no arranque, com a óptima coordenação da resposta da gestão do motor e o programa da caixa Porsche Doppelkupplung (PDK). Com o reajuste da estratégia de passagens de caixa, a PDK troca entre as suas sete velocidades de forma ainda mais rápida, acelerando o novo Panamera Turbo S dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos.
Panamera Turbo S Executive disponível pela primeira vez
Outra das novidades do novo Turbo S é a existência de uma versão Executive com uma distância entre-eixos aumentada em 15 centímetros. Como resultado, o Panamera Turbo S Executive oferece ainda mais espaço e conforto, particularmente nos lugares traseiros. Janelas com isolamento acústico e térmico, que incluem vidros escurecidos, o pacote interior de luzes para a traseira e uma grande consola central atrás são apenas alguns equipamentos opcionais que pertencem, de série, a esta versão.
O novo Panamera topo de gama já pode ser encomendado. Em Portugal, o Turbo S vai custar 232.278 euros e o Turbo S Executive 249.867 euros, com impostos incluídos. As primeiras entregas começam a 31 de Janeiro de 2014.
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