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A smartsmartAlemanha, 1994 > presente13 modelos
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confirmou que irá trazer para o mercado a eScooter em 2014. A scooter com motor elétrico foi mostrada pela primeira vez no Salão Automóvel de Paris em 2010.
"A decisão a favor da eScooter foi tomada. Com este passo, estamos a adicionar uma componente ainda mais importante no nosso conceito de mobilidade smart para a mobilidade urbana no futuro", afirmou Joachim Schmidt, Vice-Presidente Executivo de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz CarsMercedes-BenzAlemanha, 1924 > presente197 modelos
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Para além de anunciar que serão postas à venda, a smart não entrou em detalhes sobre como será alimentada a eScooter. Certamente será elétrica, mas a potência do motor e capacidade da bateria ainda são desconhecidos. O protótipo original apresentado em 2010 usava um motor de 4kW (5.4cv) elétrico que envia potência diretamente à roda traseira. A bateria do protótipo tem 80Ah de potência, o que é suficiente para uma autonomia de 100km. O carregamento é feito através de um tampão com uma tomada localizada sob o logo da smart na parte da frente da scooter. Na versão protótipo, a smart referiu que levaria três a cinco horas para se atingir uma carga completa. As rodas dianteiras e traseiras têm 13 polegadas e estão ambas montadas num braço articulado de um dos lados.
Estas especificações são referentes à versão protótipo apresentada há dois anos, e a scooter só estará disponível daqui a mais dois anos. Ao ritmo a que os motores elétricos estão a ser desenvolvidos, é impossível dizer se a eScooter vai usar estas especificações ou se serão melhores.
Os protótipos anteriores da eScooter usam uma aplicação smartphone para o velocímetro e para o indicador de autonomia. Os condutores colocam o seu smartphone num suporte que desliga o imobilizador e o sistema anti-roubo. Também foram equipadas com airbag, ABS e sistema de alerta no ângulo morto. Semelhante ao smart Fortwo, a eScooter está equipada com painéis de carroçaria de plástico modificáveis montados numa armação de aço e alumínio. O farol de luz traseira, e a luz de travão são em LED. A smart refere que a scooter tem capacidade de armazenamento suficiente sob o assento para dois capacetes. Ao anunciar o protótipo em 2010, a marca também anunciou que também existiria um suporte para bagagem opcional.
A smart eBike chegou ao mercado este ano e esteve entre os vencedores deste ano do Red Dot Best-of-the-Best Design Award.