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A Toyota apresentou três novo carros no Salão de Paris. A nova geração do Auris, o Auris Touring Sports e o Verso.
Auris Touring Sports
As carrinhas representam atualmente 25% das vendas do segmento C generalista e a nova Auris Touring Sports será a primeira da sua classe com um sistema de propulsão full hybrid (com capacidade de utilizar apenas em modo elétrico).
A Auris Touring Sports é 285 mm mais comprida do que o hatchback, incremento esse que é totalmente dedicado ao aumento do espaço de carga desta nova carrinha.
O design frontal é o mesmo do hatchback. De perfil a carrinha partilha igualmente o para-brisas fortemente inclinado da versão de 5 portas, o qual flui em direção ao tejadilho onde se encontram as barras em alumínio anodizado e um defletor de ar traseiro integrado.
Na traseira, a Auris Touring Sports dispõe de um novo desenho do pára-choques e da bagageira, estando o plano de carga colocado 80 mm mais abaixo do que no hatchback, enquanto a placa de matrícula está em posição mais alta para manter o equilíbrio das proporções.
Novo Auris
O novo Auris é 30 milímetros mais longo do que o modelo anterior, mas a distância entre eixos é a mesma. O comprimento extra adiciona 15 milímetros na frente e 15mm na traseira. A altura em relação ao passeio é inferior em 10 mm, e os bancos estão 45 milímetros mais abaixo. Apesar das pequenas alterações o peso foi reduzido em 40kg.
A potência vem de um dos quatro motores: uma unidade a gasolina 1.33l com 99cv e sistema stop/start, uma unidade a gasolina 1.6l com 132cv, um motor diesel 1.4l com 90cv, um motor diesel 2.0l com 124cv e sistema stop/start e um motor híbrido com 136cv. Os motores 1.33l e 1.4l usam uma barra de torção na suspensão traseira e os motores 1.6l, 2.0l e híbrido têm uma suspensão traseira de duplo triângulo. As emissões médias de CO2 de todos os motores são de 109g/km. A Toyota espera que as vendas se distribuam com 33% dos clientes a optar pela versão híbrida, 33% pela versão a diesel e 33% pela versão a gasolina.
Os motores a gasolina e diesel vêm de série com uma transmissão manual de seis velocidades. A caixa CVT é opcional no motor a gasolina de 1.6 litros, e outra CVT vem de série no modelo híbrido.
Verso
A Toyota atualizou o monovolume Verso, foram reduzidas as emissões e os níveis de ruído interior. O carro ainda tem capacidade para sete passageiros. Há agora 975 milímetros de espaço entre a primeira fila e a segunda de bancos. O volume de carga é de 155l localizado atrás da terceira fila de bancos e aumenta para 440L no caso de baixar os bancos da terceira fila.
O novo Verso oferece quatro opções de motor. Nenhum deles é tecnicamente novo mas todos reduziram as emissões de CO2 em comparação com as versões anteriores. O motor base é uma unidade a diesel de 2.0 litros com 126cv, está equipado com uma transmissão manual de seis velocidades e produz 130g/km de CO2. Oferece também um motor a diesel de 2.2 litros com 177cv e uma transmissão manual ou automática de seis velocidades. Existem ainda dois motores a gasolina: uma unidade de 1,6 litros com 132cv e uma unidade 1.8 litros com 147cv. Ambos os motores a gasolina vêm com uma transmissão manual mas a unidade de 1.8 litros oferece como opção uma transmissão CVT.
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