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© imagem cedida por: Vodafone Rally de Portugal
A poeira já está no ar depois do estrondoso regresso do Rally de Portugal ao troço da Lameirinha em Fafe. O país prepara-se para receber mais uma vez a prova que faz parte do calendário mundial do WRC.
Para trás ficaram 45 edições da prova que desde 1967 é organizada pelo ACP e que em 1973 fez parte do calendário do primeiro Campeonato do Mundo de Ralis. Este é mesmo um dos mais tradiconais ralis do WRC e considerado por muitos um dos melhores. Ao longo de toda a sua existência foi considerado por cinco vezes o “Melhor Rali do Mundo” e no ano 2000 foi ainda distinguido com o prémio de “Rali com Melhor Evolução do Ano”.
Com uma extensão total de 1564,26 km, a edição de 2012 do Vodafone Rally de Portugal vai contar com a participação de 114 pilotos e de 31 equipas. Durante os quatro dias de prova que vão passar por Lisboa, pelo Alentejo, até chegar ao Algarve. A prova inclui 22 especiais, num total de 434,77km.
Os olhos dos portugueses vão estar pousados sobre Armindo Araújo que compete agora ao volante do WRC Team Mini Portugal poderá ter algo mais a dizer na prova em que compete em casa. A vontade do piloto é essa mesmo e já deixou um aviso aos adversários ao terminar o WRC Fafe Rally Sprint em 6º lugar.
A ordem de partida para amanhã é definida já hoje com uma especial de qualificação que determina a ordem de partida para o primeiro dia. O piloto mais rápido será o primeiro a escolher e para aqueles que não conseguirem completar a sua sessão ficam os lugares que os adversários não quiserem.
E no caso do WRC nem sempre sair em primeiro é mais vantajoso, especialmente em ralis de terra.
Jari-Matti Latvala, piloto da Ford, explica o porquê: "Neste tipo de provas existe muita terra solta e por isso é importante partir o mais atrás possível para não termos de 'limpar' a estrada", afirma o finlandês. "Por outro lado, se chover, é melhor sair na frente porque a seguir as especiais ficam cada vez mais lamacentas e escorregadias."
Os pilotos já fizeram o reconhecimento dos troços do Rally deste ano e tanto Armindo Araújo como Sébastien Ogier destacam a especial de Tavira como uma das que vai marcar mais a diferença.
Quanto a favoritos quer os pilotos da Ford como os da Citroën têm brindado os fãs do desporto com grandes batalhas nas provas anteriores do calendário. Partem como potenciais favoritos mas um erro, uma avaria ou simplesmente um dia menos inspirado pode ter grande influência na classificação.