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UE pode forçar postos de gasolina a oferecer combustível alternativo

Nova regra foi proposta pelo comissário de Transportes da UE

 
 
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A Opel oferece muitas versões dos seus modelos a gás natural

O Comissário dos Transportes da União Europeia (UE), Siim Kallas,  propôs uma regra que pode vir a forçar os postos de combustível em todos os Estados membros da UE a oferecerem combustíveis alternativos. A nova regra também deverá incluir o carregamento de veículos elétricos.

"O desenvolvimento de combustíveis inovadores e alternativos é uma maneira óbvia de tornar a economia da Europa mais eficiente em termos de recursos, para reduzir a nossa dependência excessiva de petróleo e desenvolver uma indústria de transportes que esteja pronta a responder às necessidades do século XXI", refere Kallas.

Os Estados membros não seriam obrigados a suportar todo o custo por conta própria. As empresas privadas seriam incentivadas a instalar muitos dos sistemas de abastecimento de combustíveis alternativos e não haveria fundos de apoio da União Europeia.

Os países-membros podem instalar sistemas de abastecimento de gás natural, hidrogénio e carregamento de baterias, dependendo das necessidades dos cidadãos. No entanto, a regra proposta também iria forçar a que existisse um número mínimo de locais de carregamento de carros elétricos locais em cada país, dependendo da população. Isto significaria a existência de 150.000 carregadores elétricos em algumas áreas. O problema da instalação dos carregadores é que ainda existe uma competição pelo sistema padrão de carga dos modelos elétricos entre as marcas e alguns proprietários poderiam não ser capazes de carregar os seus carros.

A UE espera ter 9 milhões de veículos elétricos nas estradas em 2020 para reduzir a dependência do petróleo estrangeiro.

Para ser aprovada a proposta terá de ser aceite pelos Estados membros da UE e pelo Parlamento da UE, o que significa que provavelmente vai mudar significativamente caso venha a tornar-se numa lei.

1 comentário

Miguel_M
Ora cá está uma boa forma de dinamizar a proliferação dos veículos elétricos na Europa. Podiam era regulamentar o sistema de carregamento para o tornar uniforme como fizeram com os telemóveis...
29.01.2013 @ 17:05
Anonymous

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