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O Parlamento Europeu e as Nações Unidas estão a considerar formas de tornar os carros significativamente mais eficientes até 2025. A UE quer ter carros com uma média de consumo de 2.7l/100km em 2025. A ONU está a propor um novo método de cálculo do consumo de combustível que refletiria melhor a condução no mundo real.
A UE já aprovou uma lei que estipula que as emissões médias da frota devem cair para 95g/km de CO2 até 2020. As marcas que produzem menos de 1000 carros por ano, estarão isentas da nova lei.
O World Light Duty Test Procedure (o novo processo de cálculo de consumo de combustível) foi concebido pela ONU e está a ser avaliado pela UE. O teste ocorre ao longo de 30 minutos e coloca o carro a atingir velocidades cada vez mais elevadas, até aos 130 km/h e faz paragens totais por sete vezes durante o teste. Os carros durante o teste têm apenas de manter uma velocidade constante durante alguns segundos de cada vez, o que se entende como um melhor reflexo da forma como as pessoas realmente conduzem.
A ONU gostava que o teste passasse a ser aplicado em 2017 como teste padrão de consumo de combustível nos carros em todo o mundo, mas estará dependente da aprovação de cada país.
O resultado destes novos procedimentos e leis podem ser carros muito mais caros. Uma média de 95g/km de CO2 vai forçar a produção de carros mais leves e mais ecológicos que ainda têm de cumprir as normas de segurança.
As marcas estão contra estas mudanças, mas a UE está a tentar acalmá-los, permitindo-lhes negociar créditos com base na redução de emissões de CO2.