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© imagem cedida por: Volkswagen
A Volkswagen desenvolveu uma forma para que vários veículos das diferentes marcas do grupo possam ser produzidos na mesma linha de montagem. Em teoria, isso iria cortar os custos já que a VW poderia fazer carros dos segmentos A e B simultaneamente. O avanço que permite esta tecnologia é chamada Matriz Transversal Modular da Volkswagen, ou para de forma abreviada a sigla alemã MQD.
A VW diz que, em teoria, o Polo, o Beetle, o Golf, o Scirocco, o Jetta, o Tiguan, o Touran, o Sharan, o Passat, o Volkswagen CC e os companheiros de plataforma de outras marcas VW poderiam ser produzidos mesma linha de montagem. Os primeiros veículos em que a VW vai aplicar esta técnica de produção será nas próximas gerações do Audi A3 e do VW Golf.
O funcionamento desta tecnologia é possível graças ao layout do motor transversal destes modelos VW. Os motores estarão localizados na mesma posição em todos os modelos, de forma modular. Para funcionar com o MQD o veículo tem de utilizar a família de motores a gasolina VW EA211, dos quais neste momento fazem parte os novos motores 1,2 litros e 1,4 litros, ou a da família de motores diesel EA288 diesel, da qual fazem parte os motores a diesel 1,6 litros e 2,0 litros. A nova tecnologia irá irá funcionar também com a próxima geração de modelos elétricos e híbridos da VW. O primeiro destes modelos será o Golf Blue-e-motion, que será lançado em 2013.
De acordo com a VW, o utilização destas novas famílias de motores no processo de MQD irá reduzir as variações de motor/transmissão em 90%. O grupo também acredita que esta nova tecnologia irá igualmente reduzir o peso do veículo.
O sistema MQD é o próximo passo numa longa linha de sistemas modulares do Grupo VW . o grupo tiliza um sistema semelhante nos seus modelos mais pequenos como o VW Up, o Seat Mii e o Skoda Citigo. Existe também um sistema modular para motores longitudinais utilizado pela Audi.
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