Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
© imagem cedida por: Volkswagen
O Diretor de Desenvolvimento de Produtos da VolkswagenVolkswagenAlemanha, 1938 > presente98 modelos
9654 fotografias
31 vídeos
Dr. Ulrich Hackenberg, anunciou que os planos de produção do BlueSport eco-roadster estão em espera, mas que a marca vai produzir 50 unidades do super eficiente XL1Volkswagen XL1Alemanha, 2011 > 201119 fotografias
em 2013.
"O carro é fantástico, mas o mercado não me dá os clientes. Está na parte de trás da minha garagem e com as mudanças certas no mercado pode tornar-se realidade dentro de dois anos", referiu o Hackenberg sobre o BlueSport.
O BlueSport era para ser um carro desportivo de motor central equipado com um motor a diesel 2.0 com 180cv e 253Nm de binário combinado com uma transmissão DSG de seis velocidades. Um protótipo foi apresentado no North American International Auto Show (NAIAS) de 2009. Várias vezes correram rumores de que o modelo iria finalmente ser produzido.
"Estamos à espera de escolher o sítio certo para lançarmos o carro. Conduzi-o ao longo de 400 a 500 quilómetros há algumas semanas e nunca tinha sido fotografado tantas vezes", referiu Hackenberg sobre o XL1.
Hackenberg também afirmou que apesar de só estarem planeadas 50 unidades para o próximo ano a Volkswagen está preparada para uma produção anual máxima de 5.000 por ano, em caso de uma elevada procura.
O XL1 é o conceito da Volkswagen de um carro o mais eficiente possível. O modelo foi concebido para consumir 0.9l/100km e com emissões de CO2 de 24g/km. O protótipo utiliza um motor TDI de dois cilindros com 48cv e um motor plug-in elétrico com 27cv. O carro está equipado com uma transmissão DSG de sete velocidades e tem uma autonomia de 35 quilómetros em modo puro elétrico.
A carroçaria do XL1 é feita de plástico reforçado de fibra de carbono e o seu monocoque é produzido em fibra de carbono.
Para além da super eficiência e do peso reduzido o modelo tem um coeficiente de resistência aerodinâmica de 0,186. Isto deve-se ao facto das rodas traseiras estarem cobertas e pela ausência de espelhos retrovisores laterais. Em vez disso, existem câmaras traseiras cujas imagens são projetadas em ecrãs no interior.
Fonte: Auto Express
EnciclopédiaVolkswagenXL1 | Motor -- Cilindrada -- Velocidade Máxima -- Transmissão -- Potência máxima -- Carroçaria -- Combustível -- Consumo de combustível (combinado) 261,33 US MPG | preço -- custo de manutenção anual -- |