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Com o projeto SARTRE, a VolvoVolvoSuécia, 1927 > presente49 modelos
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tem como objetivo destacar o potencial para a implementação de comboios rodoviários em estradas convencionais, com a operação de tráfego num ambiente misto com outros utilizadores da estrada.
"O comboio de estrada é o melhor dos dois mundos. Pode desfrutar de todas as possibilidades do multi-tasking do transporte público ao volante do seu próprio carro. É o complemento perfeito ao verdadeiro prazer de conduzir um Volvo", refere Erik Coelingh, Especialista Técnico na Volvo Car Corporation.
O projeto comboio rodoviário inclui um camião de chumbo conduzido manualmente, que é seguido por um camião e três carros Volvo. Todos os veículos seguintes são conduzidos de forma autónoma, a velocidades de até 90km/h, em alguns casos, com não mais do que um intervalo de quatro metros entre os veículos.
"O princípio básico é que os veículos seguintes repitam o movimento do veículo da frente", diz Erik Coelingh. Este acrescenta: "Para conseguir isso, estendemos a tecnologia de radar, câmara e laser utilizado em sistemas atuais de segurança e apoio, como o Adaptive Cruise Control, City Safety, Lane Keeping Aid, Blind Sport Information System e Park Assist Pilot."
As novidades mais importantes que foram adicionadas aos veículos incluem um protótipo de uma interface homem-máquina, incluindo um ecrã tátil para a exibição de informações vitais e realização de pedidos, como entrar e sair do comboio rodoviário. Outra unidade de protótipo de comunicação veículo-veículo permite que todos os veículos no interior do pelotão possam comunicar entre si.
Segundo a Volvo, o objetivo a longo prazo é criar um sistema de transporte em que a junção ao comboio rodoviário seja mais atraente e confortável do que deixar o carro e usar transportes públicos em viagens de longa distância.
A empresa também destaca uma série de benefícios, para além da opção de fazer outras coisas enquanto conduz. Os comboios rodoviários poderiam, por exemplo, promover transporte mais seguro, uma vez que o tempo de resposta inter-veículo é muito rápido graças à tecnologia coordenada. Também o impacto ambiental pode ser reduzido à medida que os carros seguem próximos uns dos outros, para além do benefício da existência de menor resistência ao ar e variações de velocidade mais reduzidas que melhoram o fluxo de tráfego e permitem uma melhor gestão da capacidade das estradas.
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