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Em 2010 a Audi lançou o primeiro veículo totalmente híbrido na classe de tamanho médio premium: o Audi Q5 Hybrid quattro.
A Audi afirma que o seu Q5 Hybrid quattro tem a potência de um motor V6 com o consumo de um TDI de quatro cilindros. É o primeiro modelo híbrido da Audi com dois sistemas de condução. O veículo híbrido combina um motor a gasolina, um 2.0 TFSI, com um motor elétrico, que fornecem uma potência de 245 cv e 480 Nm de binário. A Audi prevê que tenha um consumo em ciclo combinado de menos de 7,0 litros por 100 km, correspondendo a menos de 160 g/km de emissão de co2.
Ambos os motores são montados diretamente atrás de um outro como um sistema híbrido paralelo sobre o Q5 Hybrid. Graças à sua potência de 245 cv e 480 Nm de binário, este é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos, enquanto que o sprint intermédio de 80 a 120 km/h é feito em quinta velocidade em 5,9 segundos. A velocidade máxima do Q5 Hybrid é fixada nos 222 km/h. O Audi Q5 Hybrid quattro tem cinco modos diferentes de operação: o motor de combustão a conduzir sozinho, condução elétrica, o modo híbrido, recuperação e impulsionar. Equipado com um modo start-stop, quando pára num semáforo, ambas as fontes são desativadas, embora o sistema de climatização permaneça ativo.
A versão híbrida do Q5 é capaz de conduzir três quilómetros localmente sem produzir emissões a uma velocidade de 60 km/h, e atingir uma velocidade máxima de 100 km/h, apenas com energia eléctrica. Através de um botão na consola central ou uma alavanca, os condutores são capazes de mudar entre três programas. O modo EV dá prioridade à unidade elétrica em ambiente citadino, o modo D controla ambos os motores para o consumo ideal, e o modo S é projetado para um estilo de condução desportivo.
Quando a aceleração se torna mais forte, o motor de combustão torna-se a principal fonte de energia, com o motor elétrico a ser utilizado como estratégia operacional a fim de alcançar a máxima eficiência e consumo. Em aceleração rápida, ou "impulsionar", o motor elétrico atua em conjunto com o TFSI. O Q5 Hybrid quattro também está equipado com um sistema de recuperação de energia. Quando o acelerador é libertado pelo condutor, o motor elétrico atua como um gerador e recupera energia. A eletricidade recuperada pelo motor elétrico aqui e em travagem é protegido na bateria de íon lítio.
O Audi Q5 Hybrid também pode ser distinguido pelas suas características visuais no seu design externo. A porta traseira, os pára-lamas e as tiras de alumínio do painel apresentam referências textuais ao cariz híbrido do carro. A grelha do radiador é em preto brilhante, e os tubos de escape são cromadas. O Q5 Hybrid também apresenta jantes de alumínio de 19 polegadas.

Q5