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O Brawn BGP 001 foi o primeiro e único Fórmula 1 construído pela Brawn GP. Foi utilizado na temporada de 2009 onde alcançou o título mundial. Apesar de só ter competido em 17 Grandes Prémios, o BGP 001 ganhou oito deles.
O carro foi muito criticado por causa do uso de um incomum difusor "duplo". A sua legalidade foi posta sob suspeita, mas acabaria por ser declarado legal pela FIA.
Jenson Button tornou-se campeão mundial em 2009 aos comandos do BGP 001.
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O primeiro e único carro desenvolvido pela Brawn GP foi concebido ao longo de 2008 e 2009 pela Honda e pela Brawn, em seguida, depois da mudança verificada na equipa. O projeto foi liderado por Loïc Bigois e não começou da melhor maneira já que após modificações feitas no carro para acomodar o motor Mercedes, viram a traseira encurtar seis polegadas, e sem tempo disponível para ser corrigido. Outros problemas no carro incluíam peso excessivo, um centro de gravidade alto e algumas peças que não eram as adequadas para o carro.
Ainda assim, uma das maiores melhorias deste F1 foi o chamado 'difusor duplo'. Esta tecnologia viria a tornar-se essencial para os títulos conquistados pela Brawn GP. O BGP 001 tinha um canal diferente central para o seu difusor com a forma da estrutura a ser utilizado para criar um tipo avançado de design 'double-decker'. Mas foi na forma do difusor que outras equipas encontraram o problema. Graças a ele, o carro da Brawn GP aumenta a velocidade do fluxo de ar, e à medidad que se dirige à secção mais alta da venturi traseira expande-se e gera mais downforce.
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As grandes equipas da Fórmula 1 imediatamente tent bloquear o uso do difusor duplo e na primeira corrida da temporada na Austrália, Renault, Red Bull e Ferrari apresentaram uma queixa oficial contra os difusores da Williams FW31, Toyota TF109 e do BGP 001.
A sua denúncia não seria aceite pelos comissários e o BGP 001 e os outros carros puderam participar na corrida. Na Malásia foi a vez da BMW tentar reclamar com o difusor da Brawn GP.
Ferrari, BMW e Red Bull viriam, mais tarde, a juntar forças e intrepuseram um recurso oficial contra o carro da Brawn GP. A 14 de Abril de 2009, o Tribunal Internacional de Recurso da FIA concluiu que o conceito dos difusores era legal e cumpria o regulamento de 2009.
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O BGP 001 foi alimentado por um motor Mercedes-Benz FO108W, fornecido através de um acordo comercial. Seguindo o regulamento de 2009, era um motor V8 de aspiração natural com uma limitação de 18.000 rpm. O motor foi combinado com uma transmissão semi-automática concebida pela Brawn.
O BGP 001 foi projetado para acomodar um motor Honda, no entanto a Mercedes substituiu a Honda, quando a marca japonesa anunciou a sua retirada da Fórmla 1.
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