Garagem de sonho: dar como presente

BGP001 Mercedes
Dar este carro a um amigo
BGP001 Mercedes


escolher amigo

close
Garagem de sonho: comprar carro

Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
close
Garagem de sonho: dar carro

Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
close
Faz deste version teu fã

Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
close
BGP001 Mercedes

BGP001 Mercedes (Reino Unido, 2009)

close
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
close
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
adicionar secção
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Informações Gerais

O Brawn BGP 001 foi o primeiro e único Fórmula 1 construído pela Brawn GP. Foi utilizado na temporada de 2009 onde alcançou o título mundial. Apesar de só ter competido em 17 Grandes Prémios, o BGP 001 ganhou oito deles.

O carro foi muito criticado por causa do uso de um incomum difusor "duplo". A sua legalidade foi posta sob suspeita, mas acabaria por ser declarado legal pela FIA.

Jenson Button tornou-se campeão mundial em 2009 aos comandos do BGP 001.



Voltar ao topotop
Desenvolvimento

O primeiro e único carro desenvolvido pela Brawn GP foi concebido ao longo de 2008 e 2009 pela Honda e pela Brawn, em seguida, depois da mudança verificada na equipa. O projeto foi liderado por Loïc Bigois e não começou da melhor maneira já que após modificações feitas no carro para acomodar o motor Mercedes, viram a traseira encurtar seis polegadas, e sem tempo disponível para ser corrigido. Outros problemas no carro incluíam peso excessivo, um centro de gravidade alto e algumas peças  que não eram as adequadas para o carro.

Ainda assim, uma das maiores melhorias deste F1 foi o chamado 'difusor duplo'. Esta tecnologia viria a tornar-se essencial para os títulos conquistados pela Brawn GP. O BGP 001 tinha um canal diferente central para o seu difusor com a forma da estrutura a ser utilizado para criar um tipo avançado de design 'double-decker'. Mas foi na forma do difusor que outras equipas encontraram o problema. Graças a ele, o carro da Brawn GP aumenta a velocidade do fluxo de ar, e à medidad que se dirige à secção mais alta da venturi traseira expande-se e gera mais downforce.



Voltar ao topotop
Controvérsia do Difusor

As grandes equipas da Fórmula 1 imediatamente tent bloquear o uso do difusor duplo e na primeira corrida da temporada na Austrália, Renault, Red Bull e Ferrari apresentaram uma queixa oficial contra os difusores da Williams FW31, Toyota TF109 e do BGP 001.

A sua denúncia não seria aceite pelos comissários e o BGP 001 e os outros carros puderam participar na corrida. Na Malásia foi a vez da BMW tentar reclamar com o difusor da Brawn GP.

Ferrari, BMW e Red Bull viriam, mais tarde, a juntar forças e intrepuseram um recurso oficial contra o carro da Brawn GP. A 14 de Abril de 2009, o Tribunal Internacional de Recurso da FIA concluiu que o conceito dos difusores era legal e cumpria o regulamento de 2009.



Voltar ao topotop
Motor e transmissão

O BGP 001 foi alimentado por um motor Mercedes-Benz FO108W, fornecido através de um acordo comercial. Seguindo o regulamento de 2009, era um motor V8 de aspiração natural com uma limitação de 18.000 rpm. O motor foi combinado com uma transmissão semi-automática concebida pela Brawn.

O BGP 001 foi projetado para acomodar um motor Honda, no entanto a Mercedes substituiu a Honda, quando a marca japonesa anunciou a sua retirada da Fórmla 1.



Voltar ao topotop
partilhar

avaliação do dono

popularity

tópicos relacionados

contribuidores para esta versão

tiagospeedy
adicionou um vídeo
24.01.12
tiagospeedy
adicionou um vídeo
24.01.12
tiagospeedy
adicionou um vídeo
24.01.12
fechar