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O vencedor da edição de 1962 da corrida de resistência Le Mans é o último carro da série de sucesso Testa Rossa a ter sido produzido. Apenas um carro foi produzido e é hoje considerado um dos carros mais valiosos do mundo.
Num leilão de 2007 o carro foi comprado pela incrível soma de 9,281,250 dólares.
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Em 1962, o comité ACO de Le Mans introduziu uma classe experimental à corrida que obrigava os carros a ter uma cilindrada de 4 litros. Os engenheiros da Ferrari enfrentaram o desafio de criar um carro baseado no bem sucedido Testa Rossa.
O carro usou o chassis ajustado do TRI e o motor V12 do 400 SuperAmerica que foi ajustado para produzir um débito de potência de 390 cv. A carroçaria adotada foi um design de Fantuzzi.
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O chassis do 330 TRI/LM combina a estrutura tradicional em escada e o design do spaceframe. O chassis apresenta dois membros longitudinais de diâmetro amplo com muita da sua rigidez a ser proporcionada por uma teia de tubos de menor diâmetro.
A suspensão é composta por triângulos duplos, molas helicoidais e amortecedores telescópicos em ambos os lados. Foram, ainda, utilizados travões de disco da Dunlop e uma caixa de cinco velocidades.
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A carroçaria projetada por Fantuzzi usa a aerodinâmica mais avançada da altura. Entre as características mais marcantes estão o nariz de dupla-narina e a cauda alta "Kamm".
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Ferrari
Quando abriu, a Scuderia Ferrari (italiano para "Ferrari Estável") não tinha como objetivo produzir carros de estrada, mas sim patrocinar pilotos amadores e carros de corrida já construidos. Na verdade, o objetivo era ser a primeira equipa de automobilismo independente das fábricas, embora relacionados com a Alfa Romeo. Enzo Ferrari sempre trabalhou para a empresa Alfa Romeo, em diferentes postos de trabalho, at&e... mais