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Lançado em novembro de 1979 o 400 GTi foi o sucessor do 400 GT. Recebeu o sufixo "i" por causa da introdução de um sistema de injeção de combustível. A adoção de injeção de combustível deveu-se à necessidade de cumprir a legislação de emissões mais rigorosa em todo o mundo o que fez com que a potência fosse reduzida para os 310cv. O 400 GTi estava equipado com um motor V12 com 4823cc de cilindrada.
O modelo recebeu no final de 1982 algumas mudanças mecânicas e de design. O motor recebeu eixos de comando atualizados e novos coletores de escape, o que aumentou a potência em cerca de 5cv. A suspensão traseira hidráulica auto-nivelante foi alterada para um sistema pneumático, combinada a novas jantes com pneus de perfil mais baixo.
Em termos de design exterior os retrovisores tornaram-se mais elegante, com um pequeno logo da Ferrari em esmalte no seu revestimento, a grelha do radiador foi estreitada para expor os faróis que passaram a ser rectangulares em vez de quadrados, a grelha do radiador de saída de ar na capota passou a ser da cor da carroçaria e os faróis de nevoeiro de alta intensidade foram instalados no pára-choques traseiro.
Em produção até 1985 foram produzidas 422 unidades do 400 GTi.
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Ferrari
Quando abriu, a Scuderia Ferrari (italiano para "Ferrari Estável") não tinha como objetivo produzir carros de estrada, mas sim patrocinar pilotos amadores e carros de corrida já construidos. Na verdade, o objetivo era ser a primeira equipa de automobilismo independente das fábricas, embora relacionados com a Alfa Romeo. Enzo Ferrari sempre trabalhou para a empresa Alfa Romeo, em diferentes postos de trabalho, at&e... mais