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Em 2010 no Salão Automóvel de Paris a Ferrari apresentou uma versão mais ecológica do California. Esta versão do California está equipada com o sistema HELE (High Emotion Low Emissions), desenvolvido para reduzir o impacto ambiental, aumentando ao mesmo tempo o desempenho e prazer de condução.
O sistema incorpora um ventilador de motor HELE e controlo de bomba de combustível, compressor eletronico de ar-condicionado e um padrão de troca de velocidades que se adaptam ao estilo de condução. O California HELE tem a sua capacidade de bomba de combustível controlado pelo CPU do motor a fim de limitar a exigência de potência do alternador. O sistema de ar condicionado tornou-se mais eficiente com a quantidade de binário absorvido pelo sistema que está a ser cortado em 35 por cento e não afetam o resfrescamento eficiente da cabine. Os engenheiros da Ferrari também obtiveram uma redução de absorção e cortaram o peso do sistema de refrigeração em mais de 2 kg. O arrasto aerodinâmico foi reduzido em 5 por cento em altas velocidades.
O Ferrari California é o primeiro a apresentar o sistema Stop & Start, que reinicia o carro em apenas 230 milissegundos. O sistema foi projetado especificamente para permitir que o condutor não tenha apenas que retirar o pé do travão mas também que use o pedal do acelerador ou o pedal Up do volante.
A tecnologia reduz as emissões de CO2 do Ferrari California de 299 g/km para 270 g/km, o que representa uma redução de mais de 23 por cento num ciclo urbano. Enquanto que ao mesmo tempo, o California dispõe de 25 Nm extra de binário que aumenta a sua capacidade de resposta.
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