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O FXX K é baseado no LaFerrari e vai andar a passar pelos circuitos mundiais. O nome K é uma referência ao sistema de recuperação de energia KERS.
Sem ter de se preocupar com qualquer tipo de homologação, já que nunca será utilizado em competição, o FXX K foi criado para levar ao limite as inovações tecnológicas. Este veículo será utilizado por um grupo exclusivo de clientes com quem a Ferrari irá desenvolver o programa de testes ao longo dos próximos dois anos.
O FXX K está equipado com um sistema híbrido que combina um motor de 6.3 litros V12 de 860cv e um motor elétrico de 190cv. Graças a esta associação o veículo tem uma potência combinada de 1050cv e 900Nm de binário.
O motor de combustão do FXX K apresenta novos eixos de comandos e um sistema de válvulas modificado com tuchos mecânicos em vez de hidráulicos. Os coletores de admissão foram redesenhados e receberam um tipo especial de polimento. O sistema de escape foi modificado, com a eliminação dos silenciadores.
O sistema HY-KERS evolui para uma tecnologia que permite optar por quatro modos distintos na consola central: Qualify para a máxima performance, Long Run para otimizar a consistência, Manual Boost para binário máximo imediato e Fast Charge para o carregamento rápido da bateria.
Com o intuito de alcançar a máxima eficiência o veículo foi sujeito a várias modificações na carroçaria que incluem elementos aerodinâmicos passivos e ativos.
Na frente do carro pode-se encontrar um spoiler de perfil duplo e um divisor maior, que está colocado 30 mm mais baixo, com um espaço a meio. Este design é uma aplicação de conceitos desenvolvidos para melhorar o equilíbrio aerodinâmico na categoria GT do WEC. Vários elementos verticais canalizam o ar para os flancos do carro e geram um vórtice longitudinal que cria uma depressão localizada. Este, por sua vez aspira o fluxo das rodas para o exterior da parte inferior da carroçaria aerodinâmica. Em conjunto com as saias laterais que se estendem para fora das soleiras, o vórtice ajuda a isolar o fluxo de ar da parte inferior da carroçaria para aumentar a sua eficiência.
A traseira do FXX K é mais alta, em relação ao LaFerrari e conta com um spoiler móvel que o torna também mais comprido 60 milímetros quando totalmente expandido. Um estabilizador vertical e uma pequena asa de cada lado da traseira funcionam como palhetas guia na configuração de baixa resistência aerodinâmica e aumentam a eficiência do spoiler em cargas aerodinâmicas elevadas. A secção da parte inferior plana um pouco à frente das rodas traseiras também é explorado ao máximo para gerar carga aerodinâmica graças à redução da pressão no arco da roda garantida pela ligação direta à traseira do veículo através de uma conduta “by-pass”.
O resultado é uma melhoria de 50% na carga aerodinâmica numa configuração de menor resistência e de 30% em configuração de carga mais agressiva.
O FXX K recebe pneus Pirelli equipados com sensores que monitorização longitudinal, lateral e radialmente a aceleração, bem como a temperatura e a pressão. Isto permite uma mais completa análise da interação dos pneus com a superfície da pista.
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Ferrari
Quando abriu, a Scuderia Ferrari (italiano para "Ferrari Estável") não tinha como objetivo produzir carros de estrada, mas sim patrocinar pilotos amadores e carros de corrida já construidos. Na verdade, o objetivo era ser a primeira equipa de automobilismo independente das fábricas, embora relacionados com a Alfa Romeo. Enzo Ferrari sempre trabalhou para a empresa Alfa Romeo, em diferentes postos de trabalho, at&e... mais