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Fiat 128

Fiat 128 (Itália, 1969-1985)

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História do modelo

O Fiat 128 foi apresentado em 1969 como sucessor do modelo 1100, permaneceu em produção até 1985 e foi sucedido pelo Fiat Ritmo .

Com o seu antecessor partilhava a mesma cilindrada do motor de cerca de 1100, 1116 cc concretamente. Uma característica específica do motor era a sua árvore simples de cames à cabeça impulsionada por uma corrente dentada. O motor foi montado transversalmente no modelo com tração dianteira, tornando-o no primeiro Fiat a apresentar essa configuração, em semelhança ao Autobianchi Primula. O motor foi acoplado a uma caixa de 4 velocidades. Com esta motorização, o 128 alcançava uma velocidade máxima de 135 km/h e consumia cerca de 8 litros por 100 km.

No seu lançamento o Fiat 128 era comercializado com versões de 2, 3 e 4 portas. Em 1971, no Salão Automóvel de Turim, foi revelado um 128 Sports Coupé que substituiu as variantes desportivas coupé do modelo 850 .

Em 1972 a Fiat apresentou no Salão Automóvel de Turim versões renovadas das variantes sedan, carrinha e rali do 128. As novidades nas versões standard circularam à volta da introdução de travagem servo-assistida, uma nova grelha e pára-choques, bem como novos estofos e volante. A variante de Rali sofreu as mesmas atualizações no interior, mas no exterior recebeu apenas um revestimento de plástico para o farol de nevoeiro. Em termos de desempenho não foram feitas quaisquer alterações.

Em 1975 juntou-se ao modelo o 128 Coupé 3P. Era uma versão renovada do coupé lançado em 1971 com uma porta traseira. Outras novidades incluiram uma grelha dianteira diferente, com quatro faróis redondos, janelas traseiras maiores, pára-choques com borracha, novas luzes traseiras e um interior atualizado. O motor também sofreu algumas alterações para cumprir o regulamento de emissões introduzido em 1975. A potência foi aumentada no motor de 1100cc para 65 cv a 6000 rpm e a unidade de 1300cc foi alvo de uma redução de potência para 73 c

 

Facelift de 1976

Em Maio de 1976 o Fiat 128 foi alvo de um facelift e foi re-lançado como New 128. Até aquele momento, cerca de 2,5 milhões de unidades do modelo tinham sido produzidas.

Os novos recursos incluiram atualizações exteriores como uma nova grelha frontal com faróis retangulares integrados e de maior dimensão, pára-choques e novas luzes traseiras. No interior foi adicionado um novo painel, instrumentos e volante. O New 128 foi comercializado em três níveis de acabamento interior: Basic, Comfort (C) e Comfort Deluxe (CL).

Os motores de 1100 cc e 1300cc mantiveram-se mas com algumas atualizações, em comparação com as unidades de 1975: a potência era agora de 55 cv e 60 cv, respectivamente. Isto permitiu atingir velocidades máximas de 140 km/h e 145 km/h num consumo médio de combustível de 6,7 e 7,2 litros por 100 km

 

Fim da Produção

Com a introdução do modelo Ritmo, em 1978, o Fiat 128 foi extinto. Primeiro, a produção foi limitada às variantes do 1100 e, em 1980, o único tipo de carroçara disponível era o sedan

 



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Edições Especiais

1971-1972 Edição Rali

A edição Rali do Fiat 128 foi revelada no Salão Automóvel de Genebra em Março de 1971. Foi baseada na variante sedan de 2 portas e estava equipada com um motor mais forte com uma cilindrada de 1300 cc que debita  uma potência aumentada de 67 cv a 6200 rpm e uma velocidade máxima de 150 km/h.

Também contou com um sistema de travagem servo-assistido e pneus novos para compensar o desempenho aumentado.

Para além disso, o design foi modificado, com uma grelha diferente, faróis suplementares, um pára-choque de linha quebrada e luzes traseiras duplas.

 

1974-1976 Special

Em 1974 a Fiat introduziu as variantes Special à linha do modelo 128. Estas versões apresentaram um acabamento mais elegante na carroçaria e foram equipados com um motor novo de 1300cc, que foi baseado na unidade utilizada na edição Rali. Desenvolvia até 60 cv a 6000 rpm e alcançou uma velocidade máxima de 145 km/h.

No exterior as versões Special distinguiam-se por uma nova grelha frontal com faróis retangulares integrados, pára-choques maior com tiras de borracha e tampões novos. No interior, o painel e o volante foram redesenhados e ficaram disponíveis estofos de melhor qualidade.

 

1978-1979 3P Special Series

No Salão Automóvel de Turim de 1978 foi apresentado um 128 Coupé 3P Special Series. O carro já tinha sido comercializado como GXL fora da Itália e é relevante porque marca o início de modificações na carroçaria. Estas alterações incluíram um spoiler traseiro, um design especial e uma escova de pára-brisas.



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Prémios

Em 1970 o Fiat 128 foi eleito Carro Europeu do Ano.



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O primeiro veículo criado pela Fiat  foi o 4 HP, e o primeiro camião seria lançado em 1903. Em 1908 a marca italiana começava a exportar os seus carros para os Estados Unidos e em 1910 a Fiat era já a maior marca de automóveis italiana, lugar que nunca viria a perder. As fábricas da marca tiveram de se adaptar durante as duas guerras mundiais. Durante a 1ª Guerra Mundial a Fiat produziu av...  mais

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