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O protótipo Civic Type R foi apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 2014.
O veículo de design radical serve de antevisão a uma das principais apostas da marca japonesa para 2015. Mais do que um hatchback desportivo, o Civic Type R deve ser encarado como uma versão de estrada de um carro de corrida.
Desenvolvido durante seis meses no centro de design da Honda Swindon, o protótipo é 30 milímetros mais baixo do que um Civic padrão e distingue-se pelos arcos das rodas ampliados, pelo grande spoiler dianteiro e por aquela que será a maior asa de sempre a ser colocada na traseira do modelo. No entanto, o tejadilho, as portas dianteiras e a porta traseira são compartilhadas com o Civic standard.
O estilo está intimamente ligado à performance e o Type R Concept exibe essas credenciais, em vez de as esconder. Muitos dos aspetos de estilo são funcionais, em vez de serem meros adereços estéticos, característica que segundo a Honda ficou demonstrado pelo feedback recebido dos testes de pista realizados em Nürgburgring. A necessidade de reduzir o arrastamento, acrescentar pressão aerodinâmica sobre o veículo para o fazer "agarrar" à estrada, conseguir arrefecimento e otimizar o fluxo do ar, foram pontos-chave que a equipa de design teve em atenção.
O spoiler dianteiro foi concebido para acrescentar a tal pressão aerodinâmica, enquanto os spoilers verticais nas laterais e o formato cortado do pára-choques dianteiro ajudam a reduzir o arrastamento e a controlar o fluxo do ar na zona circundante aos pneus dianteiros. A faixa vermelha que percorre o spoiler dianteiro ajuda a acentuar a postura baixa e ampla do Type R.
Além disso, o novo design dos faróis, com luzes diurnas de presença de LEDs e os farolins de nevoeiro horizontais de formato afilado, conferem um toque de caráter forte à frente do Type R Concept. A grelha dianteira, dividida em duas metades, uma superior e a outra inferior, foi alargada e as saídas de ar do capot ajudam a arrefecer melhor o motor de elevada potência. Os guarda-lamas dianteiros e traseiros foram alargados para acomodarem os pneus largos e possuem saídas integradas de ar para otimizar o fluxo do ar.
Um dos aspetos de maior destaque deste protótipo é o seu novo spoiler traseiro, com luzes traseiras de LEDs integradas, o que ajuda ao aspeto futurista do Type R.
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