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C-Type

C-Type (Reino Unido, 1951)

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Características Gerais

De 1951 a 1953 a Jaguar produziu uma versão de corrida de resistência a partir do seu modelo XK120, ao qual foi dado o nome C-Type embora também seja conhecido como XK120C.

Ao contrário do que se poderia pensar, não existiu nenhum Jaguar Type A ou B anteriormente, o "C" no nome deste modelo significa "competição". A Jaguar produziu o C-Type até surgir um melhor modelo de corrida para lhe suceder, o D-Type.



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História e Desenvolvimento

O Jaguar C-Type, também conhecido como XK120 C, foi lançado em 1951 para competir e iniciar o programa de corrida da Jaguar no 24 Horas de Le Mans dessa temporada. O C-Type é, na verdade, a versão de corrida de resistência do modelo XK120 e o "C" em ambos os nomes significam Competição.

As cópias posteriores revistas do C-Type beneficiaram de um aumento na potência, uma melhoria no sistema de travagem e diminuição no peso, o que resultou em carros de melhor desempenho. A Jaguar retirou o C-Type de produção em 1953, com um total de 52 exemplares construídos, a fim de dar lugar ao seu sucessor, o D-Type.



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Motor e Transmissão

O Jaguar C-Type era alimentado por um motor frontal de 3,4 litros que produzia 205 cv e permitia atingir uma velocidade máxima de 225 km/h. O C-Type demorava cerca de 8 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km/h, auxiliado por um sistema de tração traseira e uma transmissão manual de 4 velocidades.



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Chassis

Estrutura leve e multi-tubular triangulada projetada por Bob Knight

  Plataforma     Suspensão Triângulos dianteiros com barra de torção e amortecedores hidráulicos; eixo traseiro rígido com barras de torção.   Direção Pinhão e Cremalheira.   Travões Os primeiros carros tinha travões em tambor a frente e atrás mas os modelos revistos receberam travões em disco.

 



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Carroçaria e Design

O Jaguar C-Type é um roadster e esse foi o único tipo de carroçaria em que a empresa disponibilizou este carro. O designer Malcom Sayer fez o trabalho de styling na carroçaria aerodinâmica do C-Type.



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Automobilismo

Um Jaguar C-Type foi inscrito no 24 Horas de Le Mans pela primeira vez em 1951, tendo-se efetivamente sagrado vencedor da corrida, graças aos pilotos Peter Walker e Peter Whitehead.

Na temporada de 1953 do Le Mans, o C-Type alcançou uma nova vitória ao ser pilotado por Duncan Hamilton e Tony Rolt. Em 1954 foram os pilotos Roger Laurent e Jacques Swaters que conduziram o Jaguar C-Type que venceu a temporada desse ano do Le Mans.

 



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De 1951 a 1953 a Jaguar produziu uma versão de corrida de resistência a partir do seu modelo XK120, ao qual foi dado o nome C-Type embora também seja conhecido como XK120C.

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