Faz deste model teu fã

Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
close
Jaguar XK 150

Jaguar XK 150 (Reino Unido, 1957-1961)

close
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
close
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
adicionar secção
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Características Gerais

A Jaguar lançou o carro desportivo XK150 em 1957 e produziu-o ao longo dos quatro anos seguintes. Este carro sucedeu ao modelo XK140, mantendo uma semelhança com o mesmo e com o XK120 anterior, embora a sua mecânica tenha sido dramaticamente superior e mais moderna. Existiu apenas uma versão do XK150 ao longo do seu período de produção de 4 anos.

 



Voltar ao topotop
História e Desenvolvimento

Lançado em 1957, o Jaguar XK150 foi o último modelo da bem sucedida série XK da década de 1950. O XK150 juntou-se à linha da Jaguar em 1958. Este modelo XK altamente atualizado foi produzido na fábrica da Jaguar em Coventry, na Inglaterra, até Outubro de 1960, embora tenha continuado a ser vendido até 1961. No fim da produção tinham sido fabricadas 9382 unidades do Jaguar XK150.

 



Voltar ao topotop
Motor e Transmissão

O Jaguar XK150 foi equipado com um motor standard de 3,4 litros e 180 cv, embora a maioria dos carros tenha recebido um motor opcional SE de 210 cv. Um motor "S" de 3,4 litros juntou-se às opções disponíveis em 1958, produzindo 250 cv.

A capacidade dos motores foi aumentada para 3,8 litros, o que permitiu ao motor standard produzir 220 cv e ao motor modificado 'S' produzir 265 cv. Este último, sendo a unidade mais potente da gama, permitia que o XK150S (nome associado ao motor "S") alcançasse os 100 km/h em 7 segundos e atingisse uma velocidade de 135 mi / h (217 km/h).

Para o XK150 estavam disponíveis uma transmissão manual de 4 velocidades ou uma transmissão automática opcional de 4 velocidades.

 



Voltar ao topotop
Chassis

 

  Plataforma     Suspensão     Direção Pinhão e Cremalheira.   Travões Discos Dunlop nas quatro rodas. Os compradores também podiam encomendar travões de tambor.

 



Voltar ao topotop
Carroçaria e Design

As versões coupé e cabriolet do XK150 já estavam disponíveis quando o carro foi lançado. De seguida, foi adicionada às opções disponíveis um roadster. Os números da produção mostram que a Jaguar produziu 4445 unidades de coupés, 2672 de cabriolets e 2265 de roadsters.

Este foi o primeiro carro da gama XK a ter um pára-brisas de uma peça só. O capot do carro também era maior do o dos seus antecessores.

 



Voltar ao topotop
podes querer ler sobre:
Jaguar


A primeira fábrica da Jaguar abriu as portas em 1922 em Blackpool, mas na altura com o nome Swallow Sidecar Company. William Lyons juntavam-se William Walmsley para criar uma nova marca de automóveis, especializada em sidecars. As principais características que procuravam para os seus carros eram o desempenho e o luxo. Em 1928 a marca muda-se para Coventry e em 1934 o nome é encurtado para...  mais

fechar