Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
O Egoista é um protótipo apenas para um passageiro apresentado para comemorar o 50º aniversário da Lamborghini. O design do carro esteve a cargo do Diretor de Design do Grupo Volkswagen, Walter da Silva.
O protótipo nunca chegará às mãos de ninguém à exceção da própria Lamborghini.
Conceito e tecnologia
A Lamborghini criou um veículo muito radical e fora do comum com características únicas. O Egoista está equipado com um motor 5.2 V10 de 600cv e foi criado levando ao limite as características marcantes da marca italiana, de diversão pura de condução, performance e design. O cockpit foi criado como uma espécie de fato feito por medida para o condutor. O interior do carro é uma secção retirável do carro cuja inspiração veio dos helicópteros Apache onde o cockpit é ejetável em caso de emergência.
Design
Em termos de design o carro caracteriza-se por dois aspetos fundamentais: arquitetura e os materiais utilizados. O carro tem uma estrutura muito muscular numa combinação de áreas vazias e sólidas. Nas laterais o carro é dominado pelo perfil estilizado de um touro a preparar-se para uma investida com os chifres para baixo. Esta é claramente uma homenagem à imagem de marca da Lamborghini do touro enraivecido (raging bull).
O interior do cockpit é extremamente racional, com a funcionalidade levada ao extremo. Existe um banco desportivo com um cinto de segurança com quatro pontos de fixação, cada um com uma fita de cor diferente, os airbags e o mínimo de instrumentos possíveis. O ponto de foco principal é um ecrã HUD, típico dos caças. Para sair do carro o condutor tem de retirar o volante e colocá-lo junto ao painel de instrumentos, depois tem de abrir a cobertura do cockpit com um comando eletrónico, levantar-se no banco, sentar-se num ponto preciso no lado esquerdo da carroçaria, fazer girar as pernas 180º para o exterior e só então se pode colocar os pés em “terra firme”.
top
Lamborghini
A história conta que Ferruccio Lamborghini e Enzo Ferrari tinham um conflito, devido à embraiagem num carro Ferrari que Ferruccio possuía, e na verdade foi por isso que Ferruccio decidiu abrir a sua própria fábrica de carros desportivos, a Lamborghini, e nunca comprar outro Ferrari novamente . Ferruccio até contratou um ex-engenheiro da Ferrari, Giotto Bizzarrini, para que este usas... mais