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O Sesto Elemento é um protótipo que foi revelado em 2010 no Salão Automóvel de Paris.
Com este veículo de estudo a Lamborghini parece estar a redefinir o futuro do supercar desportivo com um demonstrador de tecnologia único.
O extremamente leve Sesto Elemento benefícia de avançada tecnologia de fibra de carbono para atingir um peso bruto total de apenas 999 kg, incluindo a unidade de alimentação V10 e tração integral permanente. Numa demonstração única da perícia tecnológica da Automobili Lamborghini, a marca está a usar pela primeira vez em aplicação automotiva algumas tecnologias inovadoras de fibra de carbono.
O Sesto Elemento tem uma potência de 570 cv com uma relação potência-peso de apenas 1,75 kg por cv. O protótipo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos. De acordo com a Lamborghini, o consumo de combustível foi reduzido quando comparado aos modelos anteriores devido à engenharia leve aplicada na sua construção.
O Sesto Elemento recebeu o seu nome da tabela periódica, onde o carbono é classificado como o sexto elemento. O carro demonstra uma perícia líder da Lamborghini a nível mundial em tecnologia de plásticos reforçados com fibras de carbono (CFRP).
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O design do Sesto Elemento foi todo integrado com o uso de tecnologia de fibra de carbono, elevando o DNA do design da marca Lamborghini a um novo nível. Esta tecnologia permite a redução e integração dos diferentes componentes.
O protótipo Sesto Elemento tem um novo acabamento de pintura clara, o que significa que a estrutura CFRP pode ser vista em todo o carro. Mas o carro não é apenas preto. Graças à utilização de nanotecnologia algumas partes do Elemento Sesto foram cobertas com cristais finos com um acabamento brilhante a vermelho.
No protótipo a secção frontal apresenta dois reforços verticais, que são utilizados para melhorar a rigidez dos componentes e orientar o ar de refrigeração diretamente para o radiador atrás dos mesmos e para os travões. O aspeto da extremidade dianteira completa-se com duas aberturas triangulares vermelhas no capot abaixo da frente do pára-brisas.
O Sesto Elemento tem uma saliência traseira muito curta, novamente caracterizada por uma aerodinâmica otimizada. Possui um spoiler que é compensado pelo difusor e um defletor de ar ainda mais no centro. Todos eles garantem máxima adesão nas curvas e estabilidade direcional em alta velocidade.
Sobre o Lamborghini Sesto Elemento, as secções frontal e traseira da carroçaria são fabricadas numa única peça. A integração de estruturas complexas num único componente é uma das vantagens do uso de tecnologia de fibra de carbono.
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O protótipo da Lamborghini é alimentado por um motor traseiro V10 com 5.204cc de cilindrada. A unidade desenvolve 570 cv que estão disponíveis a 8.000 rpm, e tem um binário máximo de 540 Nm às 6500 rpm.
A lubrificação por cárter seco e um ângulo de cilindro de 90 graus são o principal destaque deste motor, que perfazem uma parte integrante da abordagem de engenharia leve e ajudam a baixar o centro de gravidade.
O Sesto Elemento está equipado com a transmissão e.gear, controlada da mesma forma que um carro de corrida através de controlos montados no volante. Apresenta, ainda, um sistema automatizado com gerenciamento eletrónico que se desloca suavemente através das seis velocidades mais rápido do que um ser humano seria capaz de fazer.
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Lamborghini
A história conta que Ferruccio Lamborghini e Enzo Ferrari tinham um conflito, devido à embraiagem num carro Ferrari que Ferruccio possuía, e na verdade foi por isso que Ferruccio decidiu abrir a sua própria fábrica de carros desportivos, a Lamborghini, e nunca comprar outro Ferrari novamente . Ferruccio até contratou um ex-engenheiro da Ferrari, Giotto Bizzarrini, para que este usas... mais