Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Leland James fundou a sua própria empresa de camionagem, Consolidated Freight Lines, em 1929. Leland era um visionário e procurava novas soluções para produzir transporte industrial. Começou a personalizar os seus camiões com componentes feitos de alumínio para reduzir o peso dos camiões tanto quanto possível. Este primeiro camião foi baseado no chassis do Fageols e foi-lhe dado o nome de Freightliner. Em 1940 o nome da empresa foi alterado para Consolidated Freightways e, após um período de interrupção da produção causada pela guerra, a empresa iniciou a produção em massa de veículos pesados com componentes de alumínio.
A fim de expandir o seu mercado, a Consolidated Freightways estabeleceu uma parceria com a White Motor Company para tirar proveito da sua rede de concessionários. A parceria acabou, no entanto, em 1974, depois de alguns anos de dificuldades. Deste ponto em diante, a Freightways transformou-se numa fabricante e distribuidora independente.
Depois de dar os primeiros passos no sentido de produzir o seu primeiro modelo convencional, foi aberta uma nova fábrica na Carolina do Norte em 1979. A esta expansão seguiu-se a aquisição da Freightliner pela Daimler AG em 1980. A Daimler concordou em financiar a empresa para que esta pudesse dominar o cenário americano e, eventualmente, o objetivo da empresa foi alcançado, uma vez que a Freightliner se tornou no principal fabricante de camiões pesados nos EUA em apenas dez anos. Depois de adquirir uma série de empresas durante a década de 1990, como a Oshkosh Custom Chassis, a Thomas Built Buses, a Western Star Trucks e a Detroit Diesel Corporation, a Freightliner era, sem dúvida, a maior fabricante de camiões pesados e veículos comerciais nos EUA.
Em 2007 a DaimlerChrysler vendeu a divisão da Chrysler e alterou o nome de Freightliner para Daimler Trucks North America.
top