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X1 (Reino Unido, 2012)

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Características Gerais

Aparentemente, os clientes leais e extremamente ricos da McLarenMcLarenMcLarenReino Unido, 1963 > presente92 modelos
1883 fotografias
12 vídeos
podem receber um tratamento muito especial. Um cliente McLaren que é dono de um F1F1McLaren F1Reino Unido, 1992 > 19986 versões
21 fotografias
, de um McLaren SLRSLR-Class Gen.1 [C 199]Mercedes-Benz SLR-Class Gen.1 [C 199]Alemanha, 2003 > 20094 versões
52 fotografias
1 video
e um MP4-12CMP4-12CMcLaren MP4-12CReino Unido, 2009 > presente15 versões
46 fotografias
6 vídeos
queria um carro que fosse verdadeiramente único e foram precisos três anos para que a McLaren o conseguisse criar. O resultado é o X1, o primeiro carro totalmente personalizado da McLaren Special Operations (MSO), que irá começar a oferecer serviços por encomenda a outros clientes. O X1 utiliza a mecânica do MP4-12C, mas toda a carroçaria, as rodas, os acabamentos e até os faróis são completamente originais neste carro. A única parte partilhada na carroçaria é o pára-brisas. O carro será apresentado publicamente pela primeira vez a 17 de agosto no Concours d'Elegance de Pebble Beach.

O processo de construção do X1 começou antes do MP4-12C estar concluído. O cliente queria uma versão do novo supercarro da McLaren, mas com uma carroçaria única. A partir daí, o Diretor da MSO Paul Mackenzie e o Diretor de Design Frank Stephenson encontraram-se com o cliente e criaram um livro de inspiração para o carro. Incluía imagens de carros, edifícios, objetos e até mesmo pessoas que inspiraram o carro. Algumas das coisas que estão no livro incluem uma imagem de Audrey Hepburn, os museus Guggenheim, o Citroën SMSMCitroën SMFrança, 1970 > 19752 versões
6 fotografias
, o Facel VegaHK500Facel Vega HK500França, 1963 > presente2 fotografias
e o Buick Electra de 1959.

"As principais qualidades que o cliente pretendia eram 'uma elegância intemporal e clássica'. O que se revelou um grande desafio", referiu Stephenson.

No entanto, o comprador não pretendia simplesmente um carro desenhado por Stephenson e pediu que fosse aberta uma competição, baseada na inspiração do livro para projetar o carro para que ele pudesse escolher o design final. O design vencedor foi apresentado pelo funcionário da McLaren Hong Yeo.

"O X-1 incorpora o valor da McLaren em que cada parte tem que ter um propósito. Não há detalhes que são meramente visuais, cada um tem um propósito. Embora eu goste de pensar que a carroçaria larga combinada com os pára-lamas traseiros com estilo de pontão irá garantir que o carro irá deslizar simplesmente como a capa de um super-herói", disse Yeo.

Um dos mais estranhos elementos do carro relativamente aos nossos dias são as coberturas das rodas traseiras que simplesmente não são normais nos carros de hoje. Os painéis, tal como o resto do corpo, são feitos de fibra de carbono e montados sobre uma dobradiça.

Mesmo depois de ser selecionado, Yeo fez várias modificações ao seu projeto até que ficasse perfeito. O cliente não aceitou uma pré-visualização em computador do projeto terminado e pediu que um modelo em escala física fosse produzido. Depois disso concordou com o projeto e a produção começou.

Apesar de estar um MP4-12C por debaixo do carro, os carros não partilham uma única parte da carroçaria. O X1 é 109 milímetros mais comprido e 188 milímetros mais largo do que um MP4-12C. A carroçaria é inteiramente prooduzida em fibra de carbono. O cliente pediu que o carro fosse pintado em Piano Black. Não há nenhuma tonalidade ou metalizado na pintura e de acordo com a MSO foi bastante difícil de aplicar. Outras peças sob medida incluem as jantes e os faróis.

As poucas peças de acabamentos exteriores foram fabricadas em alumínio sólido e depois coberto com um acabamento em níquel. O mesmo foi feito para o acabamento interior, o emblema McLaren e o travão de ar traseiro. As jantes também foram abrangidas no acabamento em níquel para coincidir com o resto do revestimento.

"A atenção aos detalhes é impressionante. Detalhes de design engenhoso estão presentes em todo o projeto, tais como a iluminação da matrícula traseira com acabamento em carbono, uma cápsula de alumínio fabricada para o tanque dianteiro e uma linha de acabamentos de carbono no compartimento do motor", referiu Stephenson.

Porque o comprador tem a intenção de o conduzir, o carro está legalizado para circular na estrada. A McLaren completou os testes aerodinâmicos Computational Fluid Dynamics no carro e percorreu cerca de 1000 km para o testar em estrada.

A McLaren diz que o MonoCell monocoque de fibra de carbono é forte o suficiente para ser facilmente modificado. A MSO já está à procura de novos clientes para construir mais carros originais. Está mesmo disposta a fazer trabalho mecânico se um comprador tiver bolsos suficientemente cheios. A MSO está a tornar-se num gabinete cada vez mais popular na McLaren com 15% dos clientes a solicitarem os seus serviços para modificar a pintura ou os acabamentos. A McLaren espera que esse número aumente para 20% no próximo ano. A MSO foi originalmente fundada pela McLaren para ajudar os proprietários do F1 a cuidarem dos seus carros.

"Este é o primeiro carro MSO totalmente personalizado por um cliente, mas certamente não será o último. O chassis de fibra de carbono MonoCell utilizado no 12C, não só é rígido e leve, permite uma grande flexibilidade no desenvolvimento da carroçaria, mas também oferece uma estrutura a preço acessível a partir da qual a MSO pode desenvolver carros exclusivos, como foi demonstrado com o X-1 ", referiu Mackenzie.



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A paixão pelo desporto levou o neozelandês Bruce McLaren a iniciar a sua própria equipa de corrida em 1963. McLaren começou com um fortemente modificado Cooper Zerex, que acabou por ser o primeiro carro desportivo Mclaren. Até 1989 a Mclaren estava focada na competição, mas nesse ano a Mclaren Automotives foi fundada. O objetivo principal era de incorporar toda a tecnologia de corrida, principalmente os desenvolvimentos de Fórmula...  mais
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