Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
O Lamborghini Diablo é um carro desportivo de alto desempenho e motor central cujo nome significa "diabo" em espanhol, ou "diavolo" em italiano. Este desportivo foi produzido pela italiana Lamborghini entre 1990 e 2001.
O supercarro continua a tradição da Lamborghini de recorrer a nomes de raças de touros para nomear os seus modelos. O Diablo recebeu o seu nome de um touro feroz criado pelo Duque de Veragua no século XIX e que se tornou famoso depois de uma luta épica com 'El Chicorro' em Madrid, a 11 de Julho de 1869.
O Diablo foi o primeiro Lamborghini a ser capaz de atingir uma velocidade máxima de 320 km/h e após a sua produção ter sido interrompida, foi substituído pelo Lamborghini Murciélago.
Jeremy Clarkson, o apresentador do programa de televisão Top Gear, afirma que o Diablo foi concebido "exclusivamente para ser o carro mais apelativo do mundo."
top
A Lamborghini iniciou o desenvolvimento do Diablo em Junho de 1985, com o nome de código Project 132. O objetivo era desenvolver o sucessor para o modelo Countach. Na época a marca italiana foi financiada pela empresa suíça detida pelos irmãos Mimram, mas os objetivos foram muito claros: criar um veículo que pudesse alcançar uma velocidade máxima de pelo menos 315 km/h.
A Marcello Gandini, designer dos dois modelos anteriores da Lamborghini, foi dada a tarefa de desenvolver outro modelo. Em 1987 a Chrysler comprou a Lamborghini e continuou a financiar o desenvolvimento do modelo. No entanto, a gestão não estava satisfeita com o design de Gandini, pelo que pediram à sua equipa sediada em Detroit para renovar o design pela terceira vez. A equipa americana suavizou, então, as linhas retas e ásperas do design original de Gandini.
Acredita-se que o custo total do projeto tenha rondado os 6.000.000.000 de liras.
top
Lamborghini
A história conta que Ferruccio Lamborghini e Enzo Ferrari tinham um conflito, devido à embraiagem num carro Ferrari que Ferruccio possuía, e na verdade foi por isso que Ferruccio decidiu abrir a sua própria fábrica de carros desportivos, a Lamborghini, e nunca comprar outro Ferrari novamente . Ferruccio até contratou um ex-engenheiro da Ferrari, Giotto Bizzarrini, para que este usas... mais