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Lamborghini Diablo

Lamborghini Diablo (Itália, 1990-2001)

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História do modelo

O Lamborghini Diablo é um carro desportivo de alto desempenho e motor central cujo nome significa "diabo" em espanhol, ou "diavolo" em italiano. Este desportivo foi produzido pela italiana Lamborghini entre 1990 e 2001.

O supercarro continua a tradição da Lamborghini de recorrer a nomes de raças de touros para nomear os seus modelos. O Diablo recebeu o seu nome de um touro feroz criado pelo Duque de Veragua no século XIX e que se tornou famoso depois de uma luta épica com 'El Chicorro' em Madrid, a 11 de Julho de 1869.

O Diablo foi o primeiro Lamborghini a ser capaz de atingir uma velocidade máxima de 320 km/h e após a sua produção ter sido interrompida, foi substituído pelo Lamborghini Murciélago.

Jeremy Clarkson, o apresentador do programa de televisão Top Gear, afirma que o Diablo foi concebido "exclusivamente para ser o carro mais apelativo do mundo."



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Desenvolvimento

A Lamborghini iniciou o desenvolvimento do Diablo em Junho de 1985, com o nome de código Project 132. O objetivo era desenvolver o sucessor para o modelo Countach. Na época a marca italiana foi financiada pela empresa suíça detida pelos irmãos Mimram, mas os objetivos foram muito claros: criar um veículo que pudesse alcançar uma velocidade máxima de pelo menos 315 km/h.

A Marcello Gandini, designer dos dois modelos anteriores da Lamborghini, foi dada a tarefa de desenvolver outro modelo. Em 1987 a Chrysler comprou a Lamborghini e continuou a financiar o desenvolvimento do modelo. No entanto, a gestão não estava satisfeita com o design de Gandini, pelo que pediram à sua equipa sediada em Detroit para renovar o design pela terceira vez. A equipa americana suavizou, então, as linhas retas e ásperas do design original de Gandini.

Acredita-se que o custo total do projeto tenha rondado os 6.000.000.000 de liras.



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