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O Fiat 127 foi lançado em 1971 como sucessor do modelo 850 e tornou-se um sucesso de vendas para a empresa Fiat.
O pequeno carro tinha tração dianteira, que tinha sido inicialmente introduzida em 1964 com o Autobianchi Primula e mais tarde em 1969 com o modelo 128 . O modelo utilizou mecânica semelhante ao 128 ao nível da suspensão, travões e direção e o seu motor foi derivado do 850 Sport.
O modelo transformou-se rapidamente num sucesso de mercado na Itália e no exterior e em 1972, foi adicionada à gama uma versão de 3 portas. A versão tinha uma porta traseira e um banco traseiro que podia ser rebatido.
2ª Geração (1977-81)
Na primavera de 1977, os 127 receberam uma renovação e assistiram à sua gama aumentar. Três níveis de acabamento eram então oferecidos: L, C e CL. A gama de motores também aumentou, com a introdução de um motor de 1050cc, 50 cv e árvore simples de cames à cabeça. O desenvolvimento de potência do motor com 903cc de cilindrada manteve-se basicamente inalterado.
Em 1979 a produção dos 127 tinha alcançado a marca dos 4 milhões de unidades. Desde 1973 que era o carro europeu mais vendido.
Em 1980 foi adicionada à linha uma variante do 127 C (Comfort) de 5 portas que se manteve no mercado até 1981. O carro foi equipado com o motor de 903 cc e 45 cv e alcançou uma velocidade máxima de 135 km/h. Em 1981 foi então substituído pelo novo 127 Super de 5 portas.
Ainda em 1980 a Fiat lançou o 127 Panorama, uma versão em carrinha de 3 portas baseada no 147 produzido no Brasil. O Panorama operava com um motor de 2050 cc e árvore simples de cames à cabeça, com a mesma potência debitada que os 127. Foram feitas alterações mecânicas na suspensão, radiador, caixa de velocidades, travões e depósito de combustível. Na gama da Fiat, o 127 Panorama substituiu o 128 Panorama.
Em Fevereiro de 1981 foi apresentada uma versão a gasóleo do 127. Foi utilizada uma carroçaria mais espessa da 2ª geração do 147 produzido no Brasil, o que significou um aumento do peso para 1255 kg. Também tinha uma relação de transmissão final diferente, pneus maiores e design frontal diferente. O motor de 1301cc atingiu uma produção de 45 cv de potência. Com a introdução do motor a gasóleo, foi também introduzido na variante 127 Panorama.
3ª Geração (1981-83)
Em Março de 1981 o Fiat 127 recebeu o seu segundo facelift desde a sua introdução. A gama consistia agora nas variantes Super, Special e Sport. A variante Special era a versão base, enquanto que o Super era a variante topo de gama do 127. Os carros eram vendidos com um motor de 900cc ou 1050cc e o desempenho era basicamente o mesmo verificado antes das actualizações: a variante de 900 cc alcançava 135 km/h, enquanto que as versões do motor de 1050cc atingia uma velocidade máxima de 140 km/h, enquanto que as versões Sport com o motor de 1050cc atingia os 160 km/h.
Em 1983 o 127 sedan a gasóleo e o Panorama foram atualizados a nível de carroçaria e mecânica. O carro recebeu uma nova grelha frontal e novos painéis laterais. O interior também foi revisto.
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No Salão Automóvel de Paris de 1974 a Fiat revelou as variantes Special do 127 de 2 e 3 portas. Estas ofereciam níveis de equipamento e acabamentos mais requintados.
As novidades incluíam uma nova grelha frontal, pára-choques de borracha reforçado e linhas de aço/borracha nas laterais. No interior era exibido um novo painel, volante e acabamentos.
O motor foi alvo de melhorias ao nível das emissões no início de 1976, reduzindo o desenvolvimento de potência de 47 para 45 cv a 5600 rpm. A velocidade máxima caiu dos 140 km/h para os 135 km/h.
O Fiat 127 Sport foi comercializado a partir do Verão de 1978. Possuia um estilo diferente e debitava uma potência aumentada com o motor OHC de 1050cc.
O rácio de compressão foi de 8:01 para esta variante, que também apresentou uma nova disposição das válvulas, válvulas maiores e um carburador bloqueador duplo. Estas alterações resultaram numa potência de 70 cv a 3500 rpm e uma velocidade máxima melhorada de 160 km/h. O chassis e a suspensão também foram modificados com travões mais fortes, nova barra anti-rolamento na frente e pneus mais largos.
As modificações de design incluiram uma nova grelha frontal e um novo spoiler de pára-choques na frente e na traseira. O interior também foi renovado.
Em Junho, o 127 Top foi adicionado à linha do modelo. A variante foi oferecida como sedan de 3 portas com o motor de 1050cc e 50 cv e que atingia a velocidade máxima de 140 km/h. A sua carroçaria foi atualizada no exterior e interior e oferecia duas opções de cor (azul metálico e bronze metálico). A variante azul foi equipada com um teto solar como standard.
O Fiat 127 Rustica chegou aos mercados no final de 1979. Baseado no modelo 147 produzido no Brasil, o Rustica tinha uma carroçaria mais forte e mais pesada e a suspensão e os travões foram concebidos para se adaptarem a terreno irregular. A variante estava disponível apenas em bege e apresentou uma nova grelha frontal, tiras de borracha laterais e protetores de metal para os faróis. O interior do Rustica era mais simples do que os das versões comuns do 127. Já a capacidade do depósito de combustível foi aumentada para 38 litros e a velocidade máxima reduzida a 135 km/h.
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Fiat
O primeiro veículo criado pela Fiat foi o 4 HP, e o primeiro camião seria lançado em 1903. Em 1908 a marca italiana começava a exportar os seus carros para os Estados Unidos e em 1910 a Fiat era já a maior marca de automóveis italiana, lugar que nunca viria a perder. As fábricas da marca tiveram de se adaptar durante as duas guerras mundiais. Durante a 1ª Guerra Mundial a Fiat produziu av... mais