Faz deste model teu fã

Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
close
Peugeot 205

Peugeot 205 (França, 1983-1997)

close
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
close
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
adicionar secção
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Características Gerais

A Peugeot lançou o 205 em 1983 e este foi um sucesso imediato no mercado automóvel europeu. O carro tornou-se tão popular que chega a ser considerado por muitos um clássico moderno. O 205 é também amplamente reconhecido como o modelo que salvou as finanças da empresa na década de 1980 devido às suas vendas elevadas.

Atualmente são produzidas diversas variantes baseadas neste clássico moderno, com modificações no motor, incluindo a versão de desempenho, o GTI. Quando a Peugeot cessou a produção e venda do 205 em 1998, já tinham sido produzidas cerca de 5,3 milhões de unidades.



Voltar ao topotop
História e Desenvolvimento

Em 1983 a Peugeot libertou-se da sua antiga tradição de construir automóveis bastante pesados e grandes e começou a produzir o supermini "205". O Peugeot 205 atingiu o mercado com um sucesso imediato e, eventualmente, a sua popularidade cresceu tanto que passou a ser considerado como um dos hatchbacks que melhor representam o panorama automobilístico na década de 1980. O 205 foi, inclusivamente, nomeado como o carro da década pela Car Magazine em 1990.

O pequeno Peugeot 205 foi um marco no percurso da empresa, rompendo a tendência conservadora de produzir apenas sedans de grande dimensão. Depois da Peugeot assumir o controlo sobre a Simca, outra fabricante de automóveis francesa, em 1978, a empresa herdou o conhecimento da Simca na produção de veículos mais pequenos e decidiu usá-lo.

Desde o seu lançamento até 1998 foram produzidas mais de 5 milhões de unidades do Peugeot 205, em versões distintas.



Voltar ao topotop
Motor e Transmissão

As cilindradas dos motores utilizados no Peugeot 205 estavam disponíveis a partir de 1,0 L (954 cc) até 1,9 L (1905 cc). Os motores a gasóleo disponíveis incluiam uma unidade de aspiração natural de 1,8 litros ou uma unidade turbo de 1,8 litro.
O carro dispunha de tração integral ou dianteira, dependendo da versão. As versões não-turbo do 205 tinham potências na ordem dos 44 a 105 cv, enquanto que as versões turbo podiam produzir até 200 cv. Os primeiros carros Peugeot 205 podiam alcançar no máximo 195 km/h, mas com os avanços alcançados durante a sua vida útil de 15 anos e com as versões de desempenho que foram lançadas, a sua velocidade máxima foi aumentada. A transmissão do Peugeot 205 consistia numa caixa manual de 5 velocidades.



Voltar ao topotop
Chassis
  Plataforma     Suspensão A suspensão independente do Peugeot 205 consiste numa suspensão MacPherson na frente e uma suspensão de barra de torção e braços transversais à traseira.   Direção Pinhão e cremalheira.   Travões Discos ventilados em todas as rodas ou discos na secção dianteira e travões de tambor na secção traseira.

 



Voltar ao topotop
Carroçaria e Design

O design do Peugeot 205 ficou a cargo da italiana Pininfarina. Os clientes tinham à sua disposição variantes hatchback de 3 ou 5 portas ou variantes cabriolet de 2 portas.

Um facto interessante sobre o Peugeot 205 é que a sua carroçaria nunca foi alvo de um facelift, nem mesmo significativamente alterado visualmente, apesar de ter sido produzido há 15 anos. Na verdade, o visual do 205 definiu uma tendência que influenciou notoriamente todos os modelos da Peugeot que se seguiram.



Voltar ao topotop
podes querer ler sobre:
Peugeot


A primeira fábrica da Peugeot foi construída em Sochaux, perto de Montbéliard, em França, de onde a família era natural. Armand Peugeot era o membro da família mais interessado na indústria automóvel e teve de convencer a família que aquele era um negócio lucrativo durante doze anos. O primeiro veículo produzido pela Peugeot, em 1889, tinha ...  mais

fechar