Faz deste model teu fã

Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
close
Jaguar XK 120

Jaguar XK 120 (Reino Unido, 1948-1954)

close
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
close
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
adicionar secção
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Características Gerais

A Jaguar lançou um carro desportivo em 1948, com o nome XK120, que era na verdade o primeiro modelo desportivo do pós-guerra da empresa britânica. O modelo antecessor do XK120 foi o Jaguar SS100. Este XK120 era o carro de produção mais rápido do mundo naquela época. A produção durou apenas cerca de seis anos, já que a Jaguar retirou o modelo do mercado em 1954.

 



Voltar ao topotop
História e Desenvolvimento

A Jaguar revelou o roadster XK120 no Salão Automóvel de Londres de 1948, onde foi tão aclamado que William Lyons decidiu começar a produzi-lo. Seguiram-se versões do XJ120 com diferentes carroçarias, resultando num total de 12.055 unidades concluidas.

O "120" no nome deste modelo da Jaguar refere-se à sua velocidade máxima anunciada de 120 milhas/h (193 km/h), o que fez do XK120 o carro de produção mais rápido do mundo naquela época. A Jaguar terminou a produção do XK120 em 1954 com o objectivo de o substituir por um modelo novo e melhorado.

 



Voltar ao topotop
Motor e Transmissão

O motor frontal do Jaguar XK120 era uma unidade de 3,4 litros com 160 cv que permitia ao carro realizar uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10 segundos. Como foi mencionado anteriormente, estimava-se que o XK120 poderia atingir até 120 km/h. Duas opções de novos motores foram adicionados em 1951, ambos com uma capacidade de 3,4 litros, uma com 180 cv e outra com 210 cv.

Este modelo de tração traseira recebeu, ainda, uma transmissão manual de 4 velocidades.

 



Voltar ao topotop
Chassis

Estrutura de aço.

  Plataforma     Suspensão Suspensão dianteira independente com barra de torção, triângulo duplo e amortecedores telescópicos; eixo sólido traseiro com molas de lâmina semi-elípticas e amortecedores hidráulicos Girling.   Direção Esferas recirculantes   Travões Travões de tambor hidráulicos Girling em todas as rodas.

 



Voltar ao topotop
Carroçaria e Design

O Jaguar XK120 esteve disponível com três opções de carroçaria: o roadster original de 2 lugares, seguido por um coupé de 2 lugares e um coupé cabriolet de 2 lugares, o que significa que existiram duas versões cabriolet. O pára-brisas do cabriolet podia ser retirado e substituido por um aeroscreen.



Voltar ao topotop
Automobilismo

O piloto Leslie Johnson competiu com um Jaguar XK120 no circuito de Silverstone em 1949, na Inglaterra, e deu ao carro a sua primeira vitória. O piloto Peter Walker também este ao volante de um outro XK120 no mesmo evento e terminou em segundo.

Três carros Jaguar XK120 posicionaram-se nos três lugares do pódio na corrida Tourist Trophy de 1950 que teve lugar em Dundrod.

Um carro derivado do XK120 com o nome XK120 FHC competiu em 1954 no Mount Druitt 24 Horas, a primeira corrida de 24 horas da Austrália. No mesmo ano, outro XK120 FHC seria o primeiro carro importado a ganhar a corrida NASCAR, realizada no Aeroporto Linden, Nova Jérsia, Estados Unidos, com o piloto Al Keller ao volante.



Voltar ao topotop
Trivia

A versão roadster do Jaguar XK120 foi, na verdade, bastante popular entre as estrelas de Hollywood: Clark Gable, Humphrey Bogart, Ingrid Bergman e Lauren Bacall eram todos proprietários de um Jaguar XK120.

 



Voltar ao topotop
podes querer ler sobre:
Jaguar


A primeira fábrica da Jaguar abriu as portas em 1922 em Blackpool, mas na altura com o nome Swallow Sidecar Company. William Lyons juntavam-se William Walmsley para criar uma nova marca de automóveis, especializada em sidecars. As principais características que procuravam para os seus carros eram o desempenho e o luxo. Em 1928 a marca muda-se para Coventry e em 1934 o nome é encurtado para...  mais

fechar