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Mazda R360

Mazda R360 (Japão, 1960-1966)

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História do modelo

A Mazda lançou o seu primeiro automóvel de passageiros, o coupé R360, em todo o Japão a 28 de Maio de 1960. Foi um período de melhoria do nível de vida e mudanças no Japão, com uma procura crescente de carros. Os carros da época, até os microcarros, para as massas eram caros e difíceis de obter. No entanto, as pessoas continuavam a sonhar em ter o seu próprio carro.

O R360 beneficiou de um aumento da eficiência de produção que permitiu à Mazda lançar modelos com preços muito baixos, 300, 000 ienes para a versão equipada com transmissão manual e 320.000 ienes para o primeiro carro no país equipado com um conversor de binário.

O Mazda 360 Coupé vendeu muito bem no Japão. Em Agosto de 1960 a Mazda estava a vender mais de 2.000 unidades por mês. Em Dezembro daquele ano, a empresa atingiu recordes de vendas de 4.090 unidades. O valor de produção total para 1960 ascendeu a 23,417 unidades, dando à Mazda uma quota de produção de 64,8% do mercado de microcarros.



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Aspetos Técnicos

O Mazda R360 Coupé foi o primeiro carro produzido no Japão a usar um conversor de binário. O R360 foi também o primeiro automóvel mini de passageiros a ser equipado com um motor que usava o ciclo de Otto. O motor também utilizava uma quantidade substancial de liga de magnésio. Combinado com uma carroçaria monocoque leve, capota de liga leve e outras medidas de redução de peso, o que fez do R360 o carro mais leve produzido no Japão com 380 kg. Isto também se revelou na economia de combustível e desempenho da condução. O carro tinha uma suspensão independente nas quatro rodas com borracha de torção.

De acordo com a Mazda, a elegante e funcional forma do coupé ao integrar a fórmula de cabine 2+2 também foi inovadora no design automóvel japonês.



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Fundada em 1920, com o nome Toyo Cork Kogyo Co., a Mazda, só passou a ser assim designada em 1984. Em 1927 o nome original foi encurtado para Toyo Kogyo Co. e permaneceu assim até à mudança definitiva. Em japonês o nome atual da marca é pronunciado “matsuda” tal como o nome do seu fundador. A palavra foi traduzida para o nosso alfabeto por duas razões: a primeira porque Mazda significa grande sa...  mais

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