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O MINI Roadster foi apresentado em 2012 e é o primeiro modelo a ser desenvolvido exclusivamente para duas pessoas, sendo também o primeiro carro cabriolet de capota em lona da história da marca.
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As dimensões do MINI Roadster são muito semelhantes às do MINI Convertible, com um comprimento exterior de 3.734 milímetros, distância entre eixos de 2.467 milímetros e largura de 1.683 milímetros. Ainda assim, o Roadster, tendo uma altura de apenas 1.390 milímetros, é 20 milímetros mais baixo do que cabriolet de capota em lona de quatro lugares, conferindo ao novo Roadster um visual distinto e elegantemente alongado. Outro aspeto que distingue o Roadster do Convertible é o pára-brisas que resulta numa forma mais acentuada.
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O MINI Roadster estará disponível com quatro variantes diferentes de motor: o MINI John Cooper Works Roadster, o MINI Cooper S Roadster, o MINI Cooper Roadster e MINI Cooper SD Roadster. O novo modelo será equipado com a mais recente geração de motores de quatro cilindros, as unidades mais potentes a gasolina e gasóleo na gama MINI e contará, ainda, com a tecnologia MINI TwinPower Turbo.
O modelo base, MINI Cooper Roadster, é equipado com o motor de 1.6 litros de quatro cilindros com uma potência de 122 cv a 6.000 rpm e binário máximo de 160 Nm a 4.250 rpm. Estes valores permitem ao MINI Roadster acelerar até aos 100 km/h em 9,2 segundos e atingir uma velocidade máxima de 199 km/h. O consumo médio é de 5,7 litros por 100 km com emissões de CO2 de 133 gramas por quilómetro.
O motor utilizado no MINI Cooper S Roadster é o motor mais eficiente do mundo na sua classe de cilindrada. Tem uma potência de 184 cv a 5.500 rpm e um binário máximo de 240 Nm disponíveis a 1.600 rpm. Consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 7.0 segundos e atingir uma velocidade máxima de 227 km/h. O desempenho contrasta com o consumo de combustível fixado em 6,0 litros por 100 km.
O MINI John Cooper Works Roadster usufrui de motor de 211 cv de potência e quatro cilindros com a tecnologia MINI TwinPower Turbo que permite gerar a sua potência máxima a 6.000 rpm, com um binário máximo de 260 Nm a 1850 rpm. O MINI John Cooper Works Roadster atinge os 100 km/h em 6,5 segundos e uma velocidade máxima de 237km/h.
Já o MINI Cooper SD Roadster lidera em termos de binário e consumo. A variante é alimentada por um motor a gasóleo de 2.0 litros com a tecnologia MINI TwinPower Turbo e apresenta um cárter de alumínio e um turbocompressor. Tem uma potência de 143 cv a 4.000 rpm e produz um binário máximo de 305 Nm entre 1.750 e 2.700 rpm. O Cooper SD Roadster atinge a marca dos 100 km/h em 8,1 segundos e apresenta uma velocidade máxima de 212 km/h. A eficiência é uma das suas características que mais se destacam com um consumo médio de 4,5 litros por 100 quilómetros, o que representa 118 gramas por quilómetro de emissões de CO2.
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Toda a gama está disponível com uma transmissão manual de seis velocidades como standard, mas o MINI Cooper Roadster, o MINI Cooper S Roadster e o MINI Cooper SD Roadster também estão disponíveis com uma caixa automática de seis velocidades opcional com função Steptronic.
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MINI (BMW)
Os planos para o lançamento da nova MINI começaram a ser desenvolvidos a partir de 1995, na altura pela Rover, que detinha a marca. A partir de 1999 a BMW continuou esse trabalho e continuou a desenvolvê-lo até 2001. A marca alemã faria a apresentação da renovação da MINI na Feira Automóvel de Paris, com a apresentação de protótipo do novo MINI. A marca continua a e... mais